Como tudo começou na minha cabeça...

Informações sobre o cenário de campanha para jogos de fantasia medieval
Post Reply
brazdias
Site Admin
Posts: 1436
Joined: Sat Aug 07, 2010 4:21 pm

Como tudo começou na minha cabeça...

Post by brazdias »

Cenário de Fantasia

SARIAN é um cenário de fantasia criado por mim a muito tempo e foi palco de muitas aventuras por mim imaginadas e outras tantas usadas em minhas mesas de RPG.

Tudo surgiu por acaso. Eu tinha por volta de 14 anos e comprei um caderno para escrever a história de um personagem que eu havia criado nessa mesma época. No dia que comecei a escrever, fiz um mapa do que seria o mundo onde as aventuras aconteceriam. Era uma espécie de RPG solitário: eu escrevia a história e rolava os dados para saber o resultado das ações. Tinha até ficha do personagem para D&D 1ª edição. A verdade é que eu roubava bastante à favor do herói...

Com o tempo, as características do mundo foram aparecendo e toda a mitologia foi se desenhando. Era no início algo muito parecido com os mundos genéricos que costumamos ver em jogos de RPG e eletrônicos. Elfos, anões e halflings eram parte da sociedade, somados à monstros e bestas tirados do Livro dos Monstros. Aos poucos, fui deixando de lado a história do protagonista e escrevendo cada vez mais sobre o mundo, os reinos e suas características.

Alguns anos depois, Sarian teve a primeira reviravolta. Decidi escrever a origem dos povos, os acontecimentos históricos de cada sociedade que levaram a formação dos reinos “atuais”. Nesse instante, percebi que o cenário precisaria de algo que o tornasse especial e daí começaram a surgir as distâncias entre o meu mundo e os cenários de fantasia “clássicas”.

Um dos pontos alterados foi as raças desse cenário. Elfos e afins saiam de cena e davam espaço para Gonverdulos, Telbas, Gnomos, Nelianos e Doverinos. Alem disso, decidi que a magia, apesar de presente e conhecida, seria menos comum, mais ou menos como acontece em Tormenta hoje em dia (até menos). Mudei alguns nomes dos Deuses, reestruturei os reinos, escrevi algumas particularidades de certas nações e culturas de outras raças, mas isso ainda não fazia, na minha cabeça, Sarian um mundo completamente original..

Pensando em criar algo que desse uma pitada especial no cenário (algo como a Tormenta em Arton, a magia “defiler” em Atlas de DarkSun, a atmosfera steampunk de Reinos de Ferro), nos últimos dias resolvi elaborar uma origem do mundo, usando um pouco das idéias que já tinha tido para outro cenário e de maneira a criar ganchos interessantes para uso futuro.


Deu no que deu...

Em resumo, ainda é um cenário em expansão e revisão. As idéias fervilham na minha cabeça e de tempos em tempos venho até aqui e dou uma reviravolta em tudo, até que o resultado final fique mais próximo daquilo que acho bacana, do cenário onde eu gostaria de ler uma história, daquilo que acredito que agradaria mais pessoas..

Aventure-se comigo e conheça esse mundo novo (nem tanto), instigante (bastante) e divertido! =)

Post Reply