Glossário de termos e outras informações de Sarian

Informações sobre o cenário de campanha para jogos de fantasia medieval
Post Reply
brazdias
Site Admin
Posts: 1436
Joined: Sat Aug 07, 2010 4:21 pm

Glossário de termos e outras informações de Sarian

Post by brazdias »

GLOSSÁRIO (incompleto)

Abismo - Outra das inúmeras dimensões criadas com a Cisão do Primo-Reino. Abriga numerosas entidades com poderes corruptores e divide-se em vários reinos e principados.

Aen - Energia mística usada como combustível das magias. Na realidade é a energia emanada na formação de Vallenia e responsável por moldar a realidade e unir matéria e espírito para compor o Glorium. A magia Shaar geralmente usa Aen do ambiente e os magos Gentari usam a Aen interna para execução de seus feitiços.

Aldellor - Nome verdadeiro da Terra das Fadas, lar do Povo-Fada, orbe com alguns pontos de contato com Sarian/Vallenia

Almingo - Um dos Mestres-Dragão que foram enviados pelos Deuses para guiar e proteger os mortais de suas próprias ambições e da influência maligna de Rules e Eví. Almingo era o Mestre-Dragão de Ambar. Junto com Fortinges, perdeu uma aposta que fez com um mortal e viu-se obrigado a ensinar-lhe os segredos da magia.

Alto Epandar - Epandar responsável por uma Congregação da Fé Verdadeira.

Argo - Filho de Krawzon e Yana. Deus do panteão de Vallenia.

Bajor - Tipo de cobra de 2 cabeças encontrada com frequencia em pântanos e matas sarianas. O seu veneno é muito forte e mortífero.

Bárbaros do Gelo - Povo pouco desenvolvido que vivia nas Montanhas Geladas e cercanias, ao norte de Fonin.

Bários - Povo guerreiro nativo da região árida do Deserto Sem Fim, organizado em muitos clãs e que viviam nos poucos oásis que se tem notícia nessa região. Muito orgulhosos de sua arte, de sua habilidade em combate e de suas mulheres de pele bronzeada pelo sol escaldante, cultuavam as forças da natureza e prestavam sacrifícios animais para trazer boa sorte nos combates e na caça. Os líderes comandavam pela força e a tradição defendia que, quando um líder de clã derrotasse outro líder, os homens do clã perdedor, em nome da honra, deveriam passar a seguir e obedecer o guerreiro vencedor. Além disso, qualquer Bário poderia desafiar a força de seu líder, e tornar-se o novo chefe do clã. Ainda assim, haviam bravos e valorosos guerreiros que conseguiam manter sob sua liderança milhares de homens de armas.

Bizarro - Alcunha do mais poderoso general de Shangmar, Kineles, o Bizarro.

Braço de Ferro - Apelido de Magnus, um dos primeiros reis de Carfar ainda na Era dos Reis. Investiu pesado na força bélica da nação e no treinamento de homem de armas.

Caça Velada - Costume que surgiu em Lexuff após a proibição de magia no reino por Kilssar II, então regente da nação. Os nobres ofereciam 1 moerda de ouro pela cabeça de cada feiticeiro morto em suas terras. Era um costume informal, porém intensamente difundido e que levou à morte centenas de inocentes e também muitos verdadeiros celestes. Algum tempo mais tarde, outro rei proibiu o pagamento pela morte de magos e feiticeiros.

Castelo de Uraur - Castelo mítico localizado no centro de Lurin. Morada da maioria do panteão de Vallenia.

Castelo dos Leões - Fortaleza localizada na capital de Carfar, onde vive toda familia imperial e sua corte.

Cavalo de Areia - ver JOGHATA

Celestes - Termo utilizado para designar usuários de magia em Vallenia.

Cerco de Verão - Episódio ocorrido durante os ataques de Urmet, quando a cidade de Varistos conteve o avanço das tropas do minotauro pérfido até a chegada do exército da capital fonina.

Círculo - Região hoje pertencente à Sumétria, disputada no passado pelas tropas foninas e carfarianas. Recebeu esse nome devido às vilas e pequenas cidades que rodeavam a região.

Clote - Sinônimo sariano para Biblioteca

Congregação - Grupos religiosos, seguidores da doutrina da Fé Verdadeira. Estão espalhados por toda Sarian e são liderados por um Alto Epandar. O dever de uma congregação é instruir e propagar os preceitos da Fé na comunidade, recrutar e formar novos religiosos, cumprir as ordens da Sacra Ordem e prestar socorro às ordens irmãs em necessidade. Todas as Ordens devem lealdade e obediência à Sacra Ordem, liderança máxima da Fé. Possuem nomes que remetem aos Deuses do Panteão ou valores defendidos pelo culto da Fé.

Congregação Primeira dos Bons Homens - Grupo religioso que anos mais tarde deu origem ao culto da Fé Verdadeira. A princípio um grupo de homens de fé preocupados em proteger a comunidade, o conhecimento e religiosidade do povo, aos poucos evoluiu para um culto maior, espalhado por toda Sarian e com bastante poder político e riqueza por trás dos preceitos religiosos.

Cumérios - Povo nativo da região da Baía da Ferradura. Tiveram suas terras invadidas pelos Gigladynos e foram massacrados ou escravizados.

Cuta - Reino antigo formado às margens da Baía de Koel. Estendia-se abaixo do Rio Sinuoso até os limites da floresta Nortis.

Dantrel - Evandil Mensageiro dos Deuses de Lurin. Conhecido também como Mil Faces, já que nunca aparecera duas vezes de uma mesma maneira. Segundo a Igreja de Gana, foi Dantrel quem ditou as palavras do Égroto aos 9 profetas antigos.

Den - título de nobreza de Annber. São governantes supremos de seus própriios feudos e devem lealdade ao Rei.

Deserto Sem Fim - Região árida da Lâmina do Machado, à leste da Baía da Ferradura. Berço de algumas civilizações antigas como Obaros e o reino dos Gigladynos. Ocupa parte do território dos atuais reinos de Tuzzan e Sorle.

Diáconos - Religiosos da Igreja de Gana, ainda em fase de aprendizado e provação para se tornarem Elderes.

Doolos - Filho de Krawzon e Yana. Deus do panteão de Vallenia.

Égroto - principal livro sagrado da Igreja de Gana. Segundo a lenda, foi ditado pelo evandil Dantrel, aos Nove Profetas Antigos na região que hoje é o reino de Bezine. Contém os dogmas, preceitos, rituais e código de condutas dos seguidores desse culto religioso.

Eldano - título dado aos religiosos da Igreja de Gana. Antes de se tornarem Eldanos, os religiosos são Diáconos. Na igreja de Gana as religiosas são chamadas de Eldanas.

Epandar - nome de religioso pertencente ao culto da Fé Verdadeira, também conhecida apenas como "a Fé". São organizados em Congregações, grupos menores distribuídos regionalmente para melhor tratarem os interesses da Fé e da Sacra Ordem. Apenas homens podem ser Epandar e mulheres com funções menores na Fé são chamadas de Irmãs.

Erba - Bebida de origem desconhecida mas muito apreciada por toda Sarian devido ao seu gosto característico e baixo preço. Encontrada com facilidade em qualquer estabelecimento, festa, comemoração, navios...

Espírito-Criador - VER Olemus

Essência - Energia sagrada emanada de Olemus na criação do Primo-Reino. A Essência é responsável por moldar a realidade e unir matéria e espírito para compor o Glorium. Também é a principal energia combustível de qualquer magia, chamada de Aen pelos celestes.

Estampo - Armadura de Couro Fervido e placas de cobre, usada geralmente por tropas de infantaria.

Evandil - Seres poderosos criados pelos 3 Supremos sobreviventes. São arautos fiéis para defenderem Lurin de novas investidas inimigas e servirem aos propósitos dos deuses.

Eví - Um dos 9 príncipes do Abismo, Eví também conhecido como Inimigo, no início dos tempos, invadiu Lurin com seu exército e atacou os Supremos com suas tropas. Esse embate ficou conhecido como a Grande Luta. Com grande possibilidade de vitória cercou os oponentes numa região chamada Guadalla mas não contava com a estratégia suicida de seus opositores. Terminou aprisionado no plano material no interior do novo planeta que se formou com a energia dos 4 Supremos que se sacrificaram.

Fé Verdadeira - Também conhecida apenas como a Fé, é um culto religioso espalhado por toda Sarian. Acredita no panteão dos deuses de Lurin e que cada ser vivo em Sarian é tocado por um dos divinos no seu nascimento. Possuem rituais próprios de celebração e seus fiéis todos os dias oram ao acordar e antes de dormir.

Ferradura (Baía da) - Baía na região Centro-Sul da Lâmina do Machado.

Ferro Verde - Liga metálica muito resistente, praticamente inquebrável e usada na fabricação de armas de altíssima qualidade. Armas desse tipo dificilmente perdem o fio e custam muito caro devido à raridade de ferreiros que sabem como produzi-las. No entanto sua principal propriedade é a resistência a magia. O Ferro Verde parece não se render à vontade dos celestes e inibe qualquer efeito mágico sobre si.

Fisthos - Uma das 100 raças de Vallenia. Seres com traços delicados, com sentidos aguçados, principalmente o olfato. Tem olhos de cores sempre claras, variando do amarelo ao azul bebê.

Folha Cinza - Planta cujo extrato relaxa os músculos e diminui a dor.

Fortaleza da Lua - Castelo situado na milenar cidade de Primivir. Foi destruído quando Giles, o Sexto, tomou e queimou grande parte da cidade. Suas ruínas ainda resistem ao tempo, mas o povo à considera mal assombrada.

Forte dos Sussuros - Fortaleza erguida por Shangmar em Itos-Ramar, de onde liderava suas forças malignas.

Fortinges - Um dos Mestres-Dragão que foram enviados pelos Deuses para guiar e proteger os mortais de suas próprias ambições e da influência maligna de Rules e Eví. Fortinges era o Mestre-Dragão Azul. Junto com Almingo, perdeu uma aposta que fez com um mortal e viu-se obrigado a ensinar-lhe os segredos da magia.

Gana - Outro nome do deus Krawzon. VER Krawzon

Gana Ranai - Expressão religiosa (muitas vezes usada mais como hábito do que com intenção teológica) que quer dizer "É a vontade de Gana"

Gandeiro - Espécie de mensageiro que usa o Gando como meio de transporte.

Gando - Animal com 6 patas (2 dianteiras), parecido com um cavalo, sem cauda, e com mais altura. Forte, resiste a muito tempo de marcha e corrida, e por outro lado, come 3 vezes mais que um garanhão. É usado principalmente no transporte de mensagens, devido sua velocidade e constitição física, que permite viagens longas com mais facilidade.

Gentari - Estilo de magia natural, instintiva, que usa a energia interna do feiticeiro para alterar a realidade e produzir seus efeitos. Mais difícil e ainda mais rara que a magia ritual, só é dominada por magos realmente poderosos.

Glade - Filha de Krawzon e Yana. Deusa do panteão de Vallenia.

Glorium - União perfeita de Espírito e Matéria. Até a Cisão, todo o Universo Original era composto de Glorium. Requisito indispensável para vida. Sem Glorium não há vida.

Grande Luta - Guerra ocorrida entre os 7 Supremos de Lurin e as tropas invasoras de Eví. O príncipe do Abismo tencionava tomar para si a morada dos Deuses e absorver toda a Essência para conquistar mais e mais poder. O Inimigo e seus generais tinham o intuito de dominar e usar a força divina dos Supremos para sobrepujarem todo o cosmo e a espiral material. O combate foi duradouro e difícil para ambos os lados, no entanto, em certo momento a vitória parecia certa para as tropas abissais. Prevendo a derrota, os Supremos adotaram uma estratégia suicida, e esgotando quase toda a sua energia, juntos conseguiram banir Eví e seus asseclas para um dos infinitos planos materiais e o aprisionou-os dentro de uma imensa massa de terra e elementos, um novo planeta que se formou com o dispêndio de toda essa energia: Vallenia.

Guadalla - Região de Lurin onde a Grande Luta teve fim. Tempos depois, Koel ergueu para si, um Palácio no local.

Inimigo - VER Eví

Jaúba - Fruta com grande valor nutritivo e segundo alguns sábios, com importantes propriedades curativas.

Joghata - Tipo de animal bípede e encurvado, com aspecto reptiliano, que quando domesticado, serve como montaria em áreas desérticas. Sobrevivem com grande privação de água e alimentos, além de possuirem grande resistência física para suportarem os rigores do clima árido.

Juramento - Acordo selado entre os Deuses de Vallenia, que estabeleceu regras e decidiu como seria a vida das novas raças que agora habitavam o planeta-prisão. Determinaram todas as provações que os mortais deveriam passar para chegarem à vida eterna, passando por Mutis. Também determinaram que não visitariam os planos materiais pessoalmente, não interveriam nas questões mortais e que dariam presentes valiosos para as 100 raças : inteligência, sabedoria, os elementos, a força marcial, o livre-arbítrio, o amor, a fé, a natureza, a coragem e a sorte.

Kaard - Título dos cavaleiros ordenados pelos governantes de vários reinos. Alguns possuem terras, criados e vassalos, e sua posição social varia de acordo com o reino em que são ordenados. Os Kaard de Carfar também são chamados de Lordes, mesmo que não possuam terras.

Kalidach - Artefatos criados por Shangmar, usando a energia absorvida com a morte de Lexubank, energia abissal do centro de Vallenia e sua prórpia Essência. Pareciam cetros prateados e ornados com uma jóia translúcida e que tinham o poder de controlar qualquer Mestre-Dragão. O feiticeiro confeccionou um desse para si e para cada um de seus 5 generais, também conhecidos como Comendadores Sombrios.

Kodos - Urso, geralmente cinzento, com 3 chifres na testa, sendo o central o mais longo. Tem cerca de 3 metros de altura quando de pé. A pele é valiosa por ser de ótima qualidade para fabricação de mantos e agasalhos.

Koel - Filho de Rules e Mypos. Deus do panteão de Vallenia. Vive no Palácio de Guadalla, num ponto isolado de Lurin. É o mais recluso e introspectivo dos deuses da Vallenia.

Krawzon - Um dos 3 Supremos sobreviventes da Grande Luta, vive em Lurin, no Castelo de Uraur e é tido pela maioria das culturas de Vallenia como líder do panteão de Deuses. Apaixonou-se e casou-se com Yana, e juntos tiveram 8 filhos: Mypos, Glade, Doolos, Zorgg, Argo, Sian, Zullon e Maedos. Em algumas culturas Krawzon também é conhecido como Gana.

Lâmina do Machado - Continente de Vallenia localizado no extremo noroeste, área dominada e protegida pela Mestre-Dragoa Sarian durante a Era Perdida, antes da batalha dos Dragões. Na Lâmina começa em Krishan, e extende-se até o distante reino insular de Rauze.

Lexubank - Um dos Mestres-Dragão que foram enviados pelos Deuses para guiar e proteger os mortais de suas próprias ambições e da influência maligna de Rules e Eví. Lexubank era o Mestre-Dragão de Cristal. Foi o primeira a morrer numa armadilha arquitetada por Shangmar.

Ludas - Expedições desbravadoras organizadas pelo povo que habitava a região próxima da Cordilheira Dentada no início da Era Nova. Tinham o objetivo de descobrir novas regiões habitáveis, capazes de acolher todo o povo que crescia com velocidade. Eram compostas por homens de armas, artesãos, fazendeiros, camponeses, mulheres, religiososos, membros da Congregação Primeira, crianças, e toda sorte de pessoas que ambicionavam melhores condições de vida e saiam em busca de novas esperanças.

Lurin - Santuário e lar dos Deuses de Vallenia, Lurin é uma dimensão etérea, próxima de mundo material, de onde os deuses observam e guiam o curso da história com seus poderes. É também lar dos Evandil, criaturas poderosas criadas pelos 3 Supremos sobreviventes para protegerem Lurin e servirem aos seus propósitos.

Maedos - Filho de Krawzon e Yana. Deus do panteão de Vallenia.

Melásia - Bebida de frutas e mel criada pelos gnomos e muito apreciada em outras civilizações. Devido a raridade é bem cara em comunidades não-gnomas.

Membros - gíria usada pela população pobre para se referir aos nobres e cavaleiros.

Merorn - título máximo da nobreza de Tuzzan. Vassalos diretos do Imperador.

Mil Faces - VER Dantrel

Miradi - Alfabeto criado na Era Perdida, para reproduzir graficamente os sons da língua ancestral usada na invocação de rituais de magia Shaar e encantamentos Gentari. Tem 292 símbolos que remetem aos sons místicos ensinados aos mortais pelos Mestres-Dragão.

Mosca - gíria usada em Sarian para designar alguém que não trabalha.

Mutis - Contraparte escura de Lurin, lar dos Deuses, por onde o espírito dos mortos deve peregrinar antes de alcançarem a vida eterna ao lado de seus criadores. É também a morada de Rules, o deus Traidor, expulso de Lurin após o sequestro de Mypos. Está isolado em sua própria morada após o fechamento do Portão Esmeralda pelos outros deuses.

Mypos - Filha de Krawzon e Yana. Deusa do panteão de Vallenia. No passado foi sequestrada por Rules, com quem teve um filho, Koel.

Nargonte - Título de nobreza do povo-fada. Existem 7 nargontes, para cada um dos 7 castelos, das 7 cidades de Aldellor.

Nimerys - Entidade Maior em Aldellor. Rainha Fada, líder das 7 cidades e do Povo-Fada.

Norim - Um dos 7 Supremos originais. Sacrificou-se para que seus iguais pudessem vencer a Grande Luta contra Eví e seu exército abissal. Sua energia construiu o planeta-prisão para aprisionar o Inimigo e criou as 100 raças de Vallenia.

Nove Profetas Antigos - Profetas que segundo as lendas, jejuaram em busca de iluminação e clemência aos deuses, e em contrapartida, receberam o Égroto.

Oagar - Um dos 7 Supremos originais. Sacrificou-se para que seus iguais pudessem vencer a Grande Luta contra Eví e seu exército abissal. Sua energia construiu o planeta-prisão para aprisionar o Inimigo e criou as 100 raças de Vallenia.

Olemus - A Força criadora de todas as coisas, Espírito Criador, Fonte da Essência. Entidade que deu origem ao Primo-Reino e depois, a todos os mundos e universos do cosmos.

Olho-de-Fada - Tipo de pedra preciosa encontrada no leito dos rios e em minas subterrâeas, desde a Era Perdida. Hoje são muito mais raras e valiosas. São azuladas, variando do anil transparente ao azulão opaco e leitoso.

Omar - Jogo de tabuleiro muito antigo, que já passou por inúmeras versões desde a Era Perdida. Foi criado pelos Fisthos e hoje é muito apreciado pela nobreza sariana. Foi usado por Rentaro para vencer as apostas realizadas com Fortinges e Almingo.

Palácio de Gladyr - Palácio do governo de Gladyr e do rei dos Gigladynos.

Paladinos - Guerreiros Santos que lutam em nome da Fé Verdadeira. Paladinos renunciam suas famílias, suas posses e seus nomes. Normalmente estão sob o comando direto de algum Alto Epandar. Quando sagrados com o grau de Guerreiros Santos um paladino tem seus crimes perdoados pela Fé, recebem um novo nome e juram lealdade à Sacra Ordem.

Pérfidos - Celestes que usam a energia abissal emanada por Eví e seus asseclas para ampliar seus poderes mágicos. Em geral, se tornam corrompidos pela mesma energia que os fortalesse e aos poucos se transformam em escravos dessas criaturas malignas.

Portão Esmeralda - Portal que liga Lurin e Mutis. Era guardado pelo Evandil-Guardião Pegam, morto por Rules quando este sequestrou Mypos para a terra dos mortos.

Pouso do Príncipe - Castelo construído na época em que Annber era um principado de Fonin. É até hoje a morada e sede do governo do monarca ambiano.

Primeiros - Seres que viviam no Primo-Reino antes da Cisão. Eram compostos de Glorium e eram imortais.

Primo-Reino - O Universo Original, Primeira Dimensão, no início da existência e de todas as coisas. Nesse Reino tudo era composto de Glorium, a união perfeita de espírito e matéria.

Princesa da Fé - Escolhida para reinar em Bezine, a Princesa da Fé é uma garota escolhida pela Sacra Ordem da Fé Verdadeira como representante do Panteão em Sarian. As tradições defendem que a Princesa de Todos os Deuses, como também é conhecida, é tocada não só por uma divindade no seu nascimento, mas por todas. É mais uma figura decorativa da Fé, já que quem governa em Bezine e controla a ordem religiosa é a Sacra Ordem.

Princesa de Todos os Deuses - VER Princesa da Fé.

Prisão dos Nobres - Evento marcado pela prisão da nobreza de Gladyr numa revolta promovida pelas castas inferiores do reino dos Gigladynos. O povo lutava por melhores condições de vida e aprisionaram a família regente em seu próprio palácio.

Rentaro - Líder de um povo misto que vivia sob as sombras do Vale Jenfara. Fazia parte da quarta geração da Era Perdida e ficava maravilhado com os poderes surpreendentes dos Mestres-Dragões. Arquitetou uma estratégia para ganhar uma aposta com 2 desses dragões e com isso conseguiu ser o primeiro mortal a aprender as artes mágicas. Todo início da magia em Vallenia deu-se por sua descendência e ao longo dos séculos o conhecimento que fora obtido com Fortinges e Almingo foi espalhado pelos continentes.

Rules - Um dos 3 Supremos sobreviventes da Grande Luta, vivia em Lurin com seus iguais até que se voltou contra eles, enciumado do amor de Yana. Sequestrou Mypos para Mutis e com ela teve um filho, Koel. Vive isolado em Mutis depois que os outros deuses selaram o Portão Esmeralda, portal que liga Lurin à terra dos mortos.

Sacra Ordem - Liderança maior da Fé Verdadeira. Composta por 12 Epandares (cada um tocado por um dos deuses do panteão, também são chamados de Alto Epandar), tem a sede no Templo do Trono Maior, erguido na capital de Bezine.

Sarian - Sarian era uma das Mestres-Dragão que foram enviadas pelos Deuses para guiar e proteger os mortais de suas próprias ambições e da influência maligna de Rules e Eví. Sarian era a Mestre-Dragoa Verde. Além disso, a maioria das pessoas chama Vallenia de Sarian, devido à imensa extensão de terra que a dragoa dominou antes das Guerra dos Dragões.

Sega - Um dos 7 Supremos originais. Sacrificou-se para que seus iguais pudessem vencer a Grande Luta contra Eví e seu exército abissal. Sua energia construiu o planeta-prisão para aprisionar o Inimigo e criou as 100 raças de Vallenia.

Shaar - Forma de magia ritual. Ainda que rara, é a mais usual em Sarian. Pode ser aprendida e ensinada por qualquer indivíduo disposto, determinado e persistente. Além deste tipo , existe também a chamada magia espontânea , conhecida como Gentari.

Shangmar - Mago gárgio poderoso que viveu em Vallenia na Era Perdida. Conseguiu matar o primeiro Mestre-Dragão e com a energia mística absorvida, construiu poderosos artefatos que desencadearam a Guerra dos Dragões e a extinção de muitas das 100 raças.

Sian - Filho de Krawzon e Yana. Deus do panteão de Vallenia.

Sirfado - Traje típico dos epandares da Fé Verdadeira. Composto por uma bata e uma calça. A bata geralmente é de cor azulada com bordados claros na gola, no caso de Altos Epandares. A cor da calça varia muito de Congregação para Congregação. O Sacra Ordem usa sirfados pretos (batas e calças) com bordados brancos. Existe também o Sirfado Cerimonial, usado nos sermões, um pouco maiores (até o joelho) e sempre com calça branca.

Sopa de Mato - Poção de ervas usada com fins curativos. Tem a capacidade de atrasar os efeitos de certos venenos.

Suleses - Parte do povo gigladyno que migrou para o sul, a partir do Deserto Sem Fim, quando da expansão dos Homens de Cobre. Os povoados que que formaram a partir de então deu origem a reino de Sorle anos séculos mais tarde.

Supremos - Com a Cisão do Primo-Reino, a energia de Olemus se propagou pelo cosmos e deu origem a entidades de poder imensurável. Em Lurin, essa energia criou seres fantásticos, parcelas de poder do Espírito Criador refletidas na nova realidade. Originalmente eram 7: Krawzon, Rules, Yana, Oagar, Xarca, Norim e Sega. Após o embate que ficou conhecido como a Grande Luta, apenas os 3 primeiros sobreviveram.

Syonslyn - Um dos Mestres-Dragão que foram enviados pelos Deuses para guiar e proteger os mortais de suas próprias ambições e da influência maligna de Rules e Eví. Syonslyn era o Mestre-Dragão Vermelho. Único dragão que sobreviveu até os dias atuais.

Togo - Templo Principal dos Deuses Sarianos erguido pela Igreja de Gana. Cada um dos deuses do panteão tem apenas um Togo de seu nome.

Traidor - VER Rules

Tronco - Medida de distância usada em Sarian e que equivale a 5 metros. Vinte troncos equivalem a 100 metros.

Trono de Bronze - Como é chamado o trono de Lexuff. Originalmente usado pelos monarcas da família Valar, de Merkel Valar, primeiro rei de Lexuff. Hoje o trono passa de família em família, quando um novo rei é escolhido após a morte de seu antecessor, entre seus simares e nemares.

Turão -Termo usado para designar um forte ou caserna militar. Tem origem na palavra Turo, que é um sinônimo para machado em Sarian.

Turo - Outro termo utilizado para machados em Vallenia

Vallenia - Planeta criado pelos Supremos sobreviventes no fim da Grande Luta para envolver e servir de prisão para Eví e alguns de seus asseclas. Mundo onde no passado serviu de abrigo para as 100 raças e agora vive seu apogeu tecnológico. Também conhecido como Sarian.

Vitras - Principal moeda utilizada no leste de Sarian. Cunhada originalmente em Carfar, é aceita em diversos reinos da região.

Xarca - Um dos 7 Supremos originais. Sacrificou-se para que seus iguais pudessem vencer a Grande Luta contra Eví e seu exército abissal. Sua energia construiu o planeta-prisão para aprisionar o Inimigo e criou as 100 raças de Vallenia.

Yana - Um dos 3 Supremos sobreviventes da Grande Luta, vive em Lurin, no Castelo de Uraur e as lendas defendem que é responsável por toda natureza de Vallenia. Apaixonou-se e casou-se com Krawzon, e juntos tiveram 8 filhos: Mypos, Glade, Doolos, Zorgg, Argo, Sian, Zullon e Maedos. Em algumas culturas também é conhecida como Irma.

Yavas - Bolas de prata usadas como moeda de troca em Sorle, devido a inexistência de grandes minas de ouro na região.

Zorgg - Filho de Krawzon e Yana. Deus do panteão de Vallenia.

Zullon - Filho de Krawzon e Yana. Deus do panteão de Vallenia.

brazdias
Site Admin
Posts: 1436
Joined: Sat Aug 07, 2010 4:21 pm

Os Mestres-Dragões

Post by brazdias »

Sarian - verde
Uthenko - branco
Gword - bronze
Faladine - prateado
Vidhar - pérola
Fortinges - azul
Almingo - ambar
Lexubank - cristal
Bravus - preto
Wertorm - dourado
Syonslyn - vermelho
Farmil - marrom

brazdias
Site Admin
Posts: 1436
Joined: Sat Aug 07, 2010 4:21 pm

A Companhia dos Campeões

Post by brazdias »

DARUMA, neliano, portador da Espada da Virtude CORTE PROFUNDO - Espada da Força
* Após sua morte em combate com Fenthos, a espada passou para seu filho OKKAR, que também juntou-se à Companhia dos Campeões.


BENYR, lenir, portador da Espada da Virtude GLÁDIO DO SABER - Espada da Sabedoria
* Com o fim da Batalha dos Dragões, voltou para sua terra natal e ajudou na reconstrução da cidade velha de Orís.


ARON, humano, portador da Espada da Virtude ORÁCULO DE AÇO - Espada da Inteligência
* Mortalmente ferido na Batalha dos Dragões, foi salvo pelo poder do Mestre-Dragão Branco Uthenko e passou a ser conhecido como Aron, o Branco. Voltou para Tudória e casou-se com a Rainha Zaíra iniciando a Dinastia Dilkamar.

MUSHIR, burdo, portador da Espada da Virtude ESPERANÇA AFIADA - Espada do Carisma
* Morto por Vidhar, o Mestre-Dragão de Pérola, durante a Batalha dos Dragões. Sua espada nunca mais foi vista....


EGHARD, humano, portador da Espada da Virtude GUME LIGEIRO - Espada da Destreza
* Morto na Batalha dos Dragões. Seus filhos, Lionel e Janysa, partiram para Lâmina do Machado com Syonslyn, o Mestre-Dragão Vermelho, e deixados sob a guarda e proteção da Congregação Primeira dos Bons Homens, a quem também foi confiada a sua Espada da Virtude.


URMET, minotauro, portador da Espada da Virtude LÂMINA ETERNA - Espada da Constituição
* Após a Batalha dos Dragões, manteve-se na região de Itos-Ramar, para proteger a área antes tomada pela liderança das forças malignas de Shangmar e Kineles.

brazdias
Site Admin
Posts: 1436
Joined: Sat Aug 07, 2010 4:21 pm

Reinos de Vallenia

Post by brazdias »

Reinos atuais na Lâmina do Machado

Carfar
Annber
Sumétria
Sorle
Tojar
Krishan
Tuzzan
Lexuff
Zomtar
Solunn
Rauze
Zark
Bezine





Reinos caídos da Lâmina

Obaros
Cervânia
Iória
Fardiel
Hidéria
Minrak
Sete Martelos
Shuntala
Urezza






Reinos além da Lâmina do Machado


Messália
Éjio
... completar

brazdias
Site Admin
Posts: 1436
Joined: Sat Aug 07, 2010 4:21 pm

Algumas das 100 raças de Vallenia

Post by brazdias »

Raças predominantes da Lâmina do Machado

Humanos
Gnomos
Doverinos
Gonverdulos
Telbas
Nelianos




Outras raças


Kabottos
Xandrianos
Povo da Fronteira
Concilianos
Pontramos
Ogros
Goblinídeos
Burdos
Lenires
Minotauros
... completar

brazdias
Site Admin
Posts: 1436
Joined: Sat Aug 07, 2010 4:21 pm

Moedas de Sarian

Post by brazdias »

Moedas de Carfar

Vitras - moedas de ouro
Milbares - moedas de prata
Mistares - moedas de bronze
Aceitas em Carfar, em Zark e nas fronteiras de Krishan e Annber



Moedas de Krishan


Espadim - de cobre, prata e ouro
Aceitas em Krishan, Zark e em Tuzzan



Moedas de Zark


Pita - de cobre, prata e ouro
Em Zark, as moedas são triangulares
Aceitas em Zark, algumas regiões da Sumétria e de Krishan



Moedas da Sumétria

Coroa - de cobre, prata e ouro
Aceita na Sumétria e em Annber



Moedas de Annber

Dobrão - de cobre, prata e ouro
Aceita em Annber, na fronteira de Lexuff, da Sumétria e em toda Zomtar



Moedas de Sorle

Yavas - "moedas" de prata
Dobrão - moeda de cobre
* Em geral as pessoas em Sorle aceitam qualquer moeda de ouro devido a escassez do metal na região.


Moedas de Tojar

Adaga - moeda de cobre
Espadim - moeda de prata
Estrela - moeda de ouro
Aceitas em Tojar e no comércio marítimo com Lexuff



Moedas de Lexuff

Vintém - moeda de cobre
Rainha - moeda de prata
Rei - moeda de ouro
Aceitas em Lexuff e no sul de Bezine



Moedas de Tuzzan

Dragões - de cobre, prata e ouro
Aceitas em Tuzzan, e nas fronteiras com Sumétria e Krishan



Moedas de Rauze

Vintém - de cobre e de prata
Coroa - de ouro
Aceitas em Rauze e no comércio marítimo com Zomtar e Solunn



Moedas de Sollunn


Escudo - de cobre, prata e ouro
Aceita em Sollunn, nas fronteiras com Bezine e no comércio marítimo com Zomtar e Rauze




Moedas de Zomtar


Espada - de cobre e de prata
Coroa - moeda de ouro
Aceita em Zomtar, Annber, na fronteira de Lexuff e no comércio marítimo com Sollunn e Rauze



Moeda de Bezine

Escudo - de cobre, prata e ouro
Aceitas em Bezine e nas fronteiras com Lexuff, Zomtar e Sollunn. Também é usada e aceita entre transações feitas por Epandares da Fé Verdadeira.

brazdias
Site Admin
Posts: 1436
Joined: Sat Aug 07, 2010 4:21 pm

O tempo em Vallenia

Post by brazdias »

Vallenia é um planeta de enormes proporções, localizado no vácuo cósmico e envolto por uma série de asteróides e cometas que por vezes marcam os céus em suas passagens. O sol sariano, ou a Estrela Maior, como é chamado pelo povo, é um astro de oitava grandeza, cujo planeta-prisão leva 440 dias para circundar.

Por sua vez, os dias tem 20 horas, igualmente divididas entre o dia e a noite, quando surgem nos céus as Luas Gêmeas e a Lua Vermelha.

Convencionou-se dividir os dias do ano em Quintas (5 dias corridos), e sendo assim, o ano sariano possui 88 quintas. Os dias dentro da quinta são assim chamados: Orel, Dentel, Trintel, Polel, Quintel.

Exceto em Bezine, não existem feriados em Sarian. Todo dia é dia de trabalho e principalmente a plebe tem que lutar para sobreviver, no entanto, dependendo da nação existem dias festivos, sejam eles militares, religiosos, ou culturais.


No calendário Lexuffiano, atualmente usado como padrão em toda região da Lâmina do Machado não existem meses e os dias são marcados pelas estações, essas por sua vez, divididas em 2 para facilitar. Assim o ano fica assim dividido:

Baixo Outono
Alto Outono
Baixo Inverno
Alto Inverno
Baixa Primavera
Alta Primavera
Baixo Verão
Alto Verão

Cada uma dessas estações tem 55 dias e a notação do dia leva em conta a estação, por exemplo:


"Meu pai já marcou o casamento para o décimo terceiro dia do alto verão desse ano"

"Ela era tão jovem. Pelo que soube, nascera no quadragésimo dia do alto inverno de 2.980"




Esse calanedário não foi criado em Lexuff originalmente, mas sim pela Congregação das Palavras Verdadeiras, no entanto recebe esse nome porque foi adotado como "oficial" pelo primeiro rei de Lexuff, logo após a sua coroação.






Poucos são os registros escritos do tempo em que a magia surgiu em Vallenia e os Mestres-Dragões viviam entre os mortais. Com o surgimento das forças malignas de Shangmar e a destruição que causou em todo território muito do conhecimento até então preservado fora destruído. Guerras, cataclismas, magia, dilúvio.. raças e registros se perderam...

Pouco se sabe do tempo do surgimento das 100 raças, de Rentaro e da Companhia dos Campeões. As lendas falam que gerações se passaram até que os pérfidos causassem toda destruição e estima-se que pelo menos 4.000 anos tenham se passado nessa que ficou conhecida como a Era Perdida.

Os anos começaram a ser contados a partir do ínicio do outono imediatamente após a Batalha dos Dragões, com a chamada Era dos Reis. Com a relativa paz voltando a reinar, os povos se espalharam pelo mapa, e as nações modernas começaram a florescer. Países, nações, impérios e reinos surgiram e cairam nessa época. Alinças foram formadas, traições, mortes e casamentos... Surgiram também cultos e religiões, nobreza e pobreza, ricos e plebeus...

Um tempo que durou 6.736 anos, até o Imperador Giles XI ser derrubado e perdido o domínio da capital de Fonin. É comum que quando falem se referindo à Era dos Reis, o povo também chame-a de Outra Era.

Depois disso veio o tempo que os sábios chamam de Era Nova, que já perdura por 3.002 anos...



Existe um calendário alternativo que é usado desde o início da Era dos Reis (e talvez até antes disso), principalmente em Tojar e em Sorle, que divide o ano em 19 meses de diferentes durações, cujos nomes fazem referência às castas que existiam na região durante a Era Perdida.

Omic - 44 dias
Delfo - 28 dias
Arla - 10 dias
Sagri - 23 dias
Tol - 37 dias
Acks - 31 dias
Zubo - 23 dias
Hoda - 41 dias
Minda - 13 dias
Kodor - 15 dias
Falor - 26 dias
Lux - 8 dias
Kleve - 26 dias
Espo - 17 dias
Lagre - 18 dias
Copa - 16 dias
Pond - 20 dias
Matre - 12 dias
Troo - 32 dias


Diferente do calendário Lexuffiano, cujo primeiro dia do ano conscide com o início do outono, no calendário de Tojar o ano novo é no sexto dia do baixo verão. Ainda assim, mesmo em Tojar, os comerciantes e boa parte da população seguem o calendário Lexuffiano, a fim de que se tenha um padrão.



Por fim, com referência aos anos, desde o início da Era Nova os anos recebem títulos, revezando-se de 4 em 4 anos: ano da PANTERA, ano do LEÃO, ano do RUBROPARDO (animal típico de Sarian) e ano do TIGRE; uma alusão ao brasão das 4 principais famílias nobres que formaram o reino de Lexuff.

Portando, seguindo o calendário lexuffiano, e se hoje fosse o primeiro dia do corrente ano poderíamos dizer que estávamos no primeiro dia do baixo outono do ano do leão, 3.002 da Era Nova.




Ainda falando de tempo, em Sarian, medidas como hora ou minutos não existem, devido a dificuldade de mensurá-los. O povo marca a passagem do tempo através de medidas que eles conhecem. É usual o termo sermão empregado como medida de tempo, o que corresponderia à mais ou menos 1 hora, duração de um culto da Fé Verdadeira.

Outra medida é a vela, que seria o equivalente a 4 horas; cujo termo é oriundo do tempo de queima das velas fabricadas para ritos da Fé Verdadeira também.

Para passagens de tempos mais curtos, os sarianos costumam usar o termo prece, mais ou menos o mesmo que 10 minutos. Para períodos ainda menores usa-se expressões mais indefinidas como: alguns instantes, poucos momentos, logo em seguida.

Em alguns lugares, sobretudo as localidades perto do mar também usa-se o termo maré para designar a passagem de tempo, algo em torno de 5 horas ou sermões.

O meio-dia é conhecido como Sol Alto, que marca a metade do dia; e analogamente quando se dá a metade da noite o povo chama de Lua Alta.
Em Sarian o termo meio-dia é usado apenas para determinar uma passagem de tempo (não um momento específico) com duração de 10 horas/10 sermões.

Para mencionar a passagem de um dia, muitas vezes é usado o termo Lua.

Existem tembém sub-medidas para determinar passagens de tempos fracionadas, derivadas das medidas originais explicadas acima, como meia-vela, um quarto de sermão, meio-sermão, meio-prece.



exemplos:
"Volte mais tarde, ele deve voltar em menos de uma vela"
"Faltam 2 sermões para o Sol Alto, estamos atrasados"
"Em meia-vela terminamos de fazer esse percurso"
"Já dei tempo suficiente para aquela garota, ela levou mais que uma maré para voltar"
"Acho que não vale a pena essa viagem. Viajar 3 luas para termos meia-vela de conversa com a Duquesa"


Assim temos que:

1 dia / 1 lua = 2 meio-dias = 5 velas = 10 meia-velas = 20 sermões = 40 meio-sermões = 120 preces = 240 meia-preces
1 meio-dia = 2 velas e meia = 5 meia-velas = 10 sermões = 20 meio sermões = 60 preces = 120 meia-preces
1 vela = 2 meia-velas = 4 sermões = 8 meio-sermões = 24 preces = 48 meia-preces
1 sermão = 2 meio-sermões = 6 preces = 12 meia-preces
1 prece = 2 meia-preces

brazdias
Site Admin
Posts: 1436
Joined: Sat Aug 07, 2010 4:21 pm

Nomes em Sarian

Post by brazdias »

Lista de nomes mais comuns em Sarian

MASCULINOS:

Grollo, Kevin, Eric, Pendros, Evar, Oren, Morgan, Rolir, Andreas, Bandellan, Toro, Galff, Volnar, Lyon, Pilddo, Bron, Adolphe, Philli, Cerdic, Hal, Slan, Amalrid, Ismael, Jafar, Kao, Ruyh, Titus, Marco, Alex, Targo, Setter, Durran, Shaido, Tom, Rufus, Max, Croyan, Christopher, Arnod, Abbas, Kal , Musa, Guy, Edward, Arn, Ulinn, Derksson, Isac, Will, Wintor, Ben, Bruce, Frest, Rano, Flavius, Simon, Crollo.



FEMININOS:


Lisa, Shandra, Silvia, Patt, Thabatha, Danidra, Lizete, Sagim, Luana, Aylara, Nishia, Moira, Carla, Julian, Lessan, Clara, Arda, Cathyn, Sara, Vylete, Irena, Roberta, Iza, Gissa, Amlid, Louise, Xin, Drianna, Sade, Yoam, Zorah, Prócia, Gaibra, Katha, Nelaine, Syl, Goa, Monique, Pria, Gaia, Dailla, Juspy, Ailena, Alana, Sarra, Ane, Gisela, Talirah, Diana, Lisende.





Não é comum que o povo sariano use sobrenomes, a menos que faça parte de uma família importante ou da nobreza de alguma nação. Aliás, o costume de usar nomes compostos e sobrenomes vem do povo gnomo, que com o convívio acabou por passar essa tradição aos sarianos.

O povo, plebe e servos em geral não possuem sobrenomes, mas usam maneiras de se referenciar de modo que sejam caracterizados e identificados por seus nomes. Por exemplo:


- Local de nascimento
ex: Guy de Rarel / Katha de Lexuff

- Ocupação
ex: Sarra Dançarina / Eric Pescador

- Aparência
ex: Edward Ruivo / Diana Sardenta

- Hábitos
ex: Cerdic Anotador / Ane Arranca Dedos



Além disso, uma pessoa pode usar mais de uma dessas características para formar seu nome

ex: Grollo Ruivo trovador / Jovem Kao de Nyra / Amlid Cabelos Negros de Sullond

brazdias
Site Admin
Posts: 1436
Joined: Sat Aug 07, 2010 4:21 pm

Cotidiano em Sarian

Post by brazdias »

Seguem alguns dados do cotidiano de quem vive

Flores típicas

Flores típicas de Sarian incluem Espinho Selvagem, Coroa da Rainha, Rosa Branca, Copo Redondo, Espelho dos Deuses, Donzela do Sul, Vivalma, Flor do Sol, Dedo de Gana, Amorosa, entre outras.



Comidas e bebidas típicas de Sarian

Pratos típicos e bebidas servidas em Sarian incluem torta de neve, guisado de esquilo branco, biscoito da primavera, bolo de festival, manteiga roxa, uva grande, pasta quente de peixe, melásia, sidra de Tojar, erba, pimenta azeda, pão molhado, pão doce, ovo de joghata, alho de veraneio, fruta das 4 estações, grão de fruta, flor de canela, pudim salgado, arroz com fruta, caule azedo, massa velha, bife de gato-do-mato, sopa de gnomo, purê crocante, polvo com molho-de-mar, leite de gando, boafruta, cebola preta, feijão doce, entre outros.


Venenos

Alguns dos venenos mais comuns em Sarian incluem sangue-de-pedra, leite de árvore, gigosh, mel de lótus, pólen negro, entre outros.



Estrelas e Constelações de Sarian

Estela Maior (sol de Sarian)
Luas Gêmeas
Lua Vermelha

Estrelas:
Família Grande (constelação)
Ponta Brilhante
Seta do Poente (constelação)
Cruz do Sul (constelação)
Órfã
Justa-Luz
Lágrimas dos Deuses (constelação)

Post Reply