Sumétria

Informações sobre o cenário de campanha para jogos de fantasia medieval
Post Reply
brazdias
Site Admin
Posts: 1436
Joined: Sat Aug 07, 2010 4:21 pm

Sumétria

Post by brazdias »

==========================================
tópico sobre o surgimento e desenvolvimento de Sumétria
==========================================

brazdias
Site Admin
Posts: 1436
Joined: Sat Aug 07, 2010 4:21 pm

A formação do Reino de Fonin

Post by brazdias »

Após o fim da luta contra os pérfidos de Kineles e Shagmar, aparentemente a paz voltou a reinar em Sarian. Na região central da Lâmina do Machado, tendendo para o leste, alguns nômades fixaram morada nas proximidades do Rio Negro e do Lago da Esperança, por serem áreas de solo fértil e propício à plantação de vários gêneros.

Basicamente 3 tribos principais dominavam a região: os Suarigos (violentos e mais fortes, viviam mais ao sul, destacados dos demais grupos), os Foninos (grupo em maior quantidade, que mesclava humanos e nelianos, viviam na foz do Rio Negro) e os Berancos (tribo que vivia às margens do Lago da Esperança). Em geral as mulheres cuidavam da agricultura e pelas crianças, e os homens liderados por um Sumus (Kalir nos Suarigos) ficavam responsáveis pela caça, pesca, e pela segurança de todos.

Quando eventualmente boa parte do Rio Negro secava, e com isso os animais buscavam refúgio mais ao norte, próximo do mar, era frequente o conflito entre os membros dessas tribos. O instinto pela sobrevivência e a busca pela escassa comida era a causa, no entanto, em dado momento tiveram que se unir para enfrentarem os Albarezes, bárbaros vindos das terras à oeste.

Os invasores eram numerosos e haviam sido expulsos de suas terras pelos doverinos. Por fim, o povo resistiu e a população começou a misturar-se. Cresceram em número e precisavam de mais terras, de mais animais, de novas áreas para ocuparem. O caminho natural que procuraram foi o sul. Ultrapassando a floresta Zor, Déricles, o Calvo fundou uma vila que servia de entreposto para as famílias que seguiam em direção às novas terras. O local fica onde hoje está a cidade de Salinar.

Cada vez mais famílias migravam em busca de terras, alimento e novas esperanças. Por vezes haviam ataques de tribos nativas, no entanto, pouco a pouco os nômades e seus descendentes conquistavam toda a região. Com a notícia que haviam povos avançando do leste em direção à essas terras, preocupados com a segurança, os líderes, anciões e religiosos concordaram em organizar uma defesa. Para tanto precisariam legitimar a propriedade da terra através de votos e lealdade.

Então, no décimo primeiro dia da Baixa Primavera de 251 da Era dos Reis, Sernno , uma dos grande líderes do povo nômade foi coroado Sumo-Kalir do recém-formado Reino de Fonin. A partir do Sumo-Kalir, uma intrincada rede de suserania e vassalagem foi estabelecida a fim de garantir os direitos e deveres dos súditos do reino. Um conselho de Governantes auxiliava Sernno na missão de proteger o povo e continuar expandido as terras do reino.

brazdias
Site Admin
Posts: 1436
Joined: Sat Aug 07, 2010 4:21 pm

A expansão das terras e as invasões carfarianas

Post by brazdias »

Não muito tempo após a coroação de Sernno, a nordeste de Fonin formava-se o Reino de Carfar. Em Fonin, o número de aldeias, vilas e cidade crescia com velocidade, na medida que o povo avançava em todas as direções. Por ordem do Sumo-Kalir, os fidalgos tinham o dever de expandir as fronteiras foninas, arrecadar terras, plantar, e fundar colônias. Em contrapartida, o povo deveria lutar pelos seu senhores e pagar os tribuotos aos nobres e à coroa.

Enquanto não teve inimigos à altura, Fonin cresceu em ritmo acelerado. Hériclon, senhor de Dária destacou-se nessa época, desbravando as terras do sul e fundando mais de 10 colônias, entre elas Pimoss, Tuzzan, Lorur, Nobar e Visan. As colônias diferenciavam-se dos territórios incorporados pela alta tributação que era cobrada do povo.


Em certo momento Carfar começou a fazer investidas nas fronteiras nordeste e os foninos obtiveram relativo êxito na defesa. No entanto, após várias tentativas as tropas carfarianas conseguiram tomar a região das Montanhas Geladas e da Nascente do Rio Sinuoso.

Post Reply