Street Fighter RPG

Dicas, sites, links e textos sobre RPG
Post Reply
brazdias
Site Admin
Posts: 1436
Joined: Sat Aug 07, 2010 4:21 pm

Street Fighter RPG

Post by brazdias »

GUERREIROS MUNDIAIS


Certos Street Fighters são excepcionais mesmo entre os seus. Aqueles que se destacaram bem acima dos demais se tornaram lendas entre seus companheiros e fãs. Estes são os Guerreiros Mundiais. Todos lutaram duro para atingir o seu status. Street Fighters menores sonham entrar na liga dos Guerreiros Mundiais. Com convicção, coragem e um pouco de sorte, eles podem conseguir.

O Narrador é livre para decidir quais são as "regras" para se tornar um Guerreiro Mundial. As dicas a seguir podem orientá-lo durante este processo e muitas delas são subentendidas a partir do próprio livro básico de Street Fighter RPG. Os Guerreiros Mundiais são "marcos" dentro do universo de Street Fighter, e essesmarcos foram registrados no post Timeline de Street Fighter, cuja leitura é altamente recomendada para o entendimento da cronlogia de SF.

O que é um Guerreiro Mundial?
Um Guerreiro Mundial é um lutador mundialmente conhecido, de posto 9 ou 10, que provou o seu valor derrotando, no mínimo, outro Guerreiro Mundial alguma vez em sua vida (normalmente em um torneio de Guerreiros Mundiais que acontece esporadicamente). Um Guerreiro Mundial é um símbolo para seu Estilo e para sua nação, servindo de inspiração para os lutadores mais jovens e comumente é o reflexo do quão longe é possível se chegar no Estilo em questão. Estilos que não produziram Guerreiros Mundiais são tidos como fracos ou ineficientes para o circuito Street Fighter, o que não é necessariamente verdade.

Quem são os Guerreiros Mundiais?
Os Guerreiros Mundiais mudam de tempos em tempos, conforme foi comentado (cerca de 5 em 5 anos). De acordo com a cronologia dos games, existiram três grupos de Guerreiros Mundiais, de acordo com a cronologia dos games (SF 1, SF2, SF4 e SF3). O Livro Básico de Street Fighter RPG considera que Street fighter 2 é a época ideal para se jogar, porém há quem goste das outras versões (SF1, Alpha, SF3, etc). As adaptações dos lutadores presentes nos games anteriores à série de SF2 (como SF Alpha) consideram que este lutadores estão na época atual (como Guy e Eagle). Para jogar com estes personagens (e com os demais Guerreiros Mundiais) na época de SF1 e SF Alpha, diminua 1 pontos de todos Atributos e Técnicas.

Inicialmente (em SF2), os Guerreiros Mundiais eram 12 mas até o início do torneio outros foram surgindo. Os Guerreiros Mundiais iniciais eram: o karateca Campeão Mundial Ryu; o karateca americano Ken; a detetive chinesa Chun Li; o boxeador americano Balrog; o ninja espanhol Vega; o ditador tailandês Bison, o ex-campeão mundial Sagat; o soldado americano Guile; o monge indiano Dhalsim; o sumotori japonês E. Honda; a fera brasileira Blanka e o gigante russo Zangief.

Aos poucos foram surgindo novos Guerreiros Mundiais (nas novas versões de Street Fighter 2), chamados de New Challengers (Novos Desafiantes): o índio mexicano T. Hawk; o dançarino jamaicano Dee Jay; a agente britânica Cammy e o astro chinês Fei Long. Há controvérsias quanto ao guerreiro Akuma ser considerado um Guerreiro Mundial, dizem que ele ganhou tal título após ter derrotado Bison na final do 2º Torneio Mundial Street Fighter, embora nunca tenha recebido o título de Campeão Mundial já que não estava oficialmente inscrito no torneio. Para simplificar, iremos considerar que todos os participantes dos games Street Fighter 2 e 4 (incluindo as inúmeras versões de cada um) são Guerreiros Mundiais.

Com a chegada de Street Fighter 4 (e o Super Street Fighter 4 já com data marcada), alguns novos Guerreiros Mundiais surgiram. Alguns, eram antigos nomes do passado, que só agora conseguiram despontar nesta disputada divisão. Vindos diretamente da série Alpha, temos os novos Guerreiros Mundiais: a fã de Ryu, Sakura Kasugano; o inimigo jurado de Sagat, Dan Hibiki; a mística Rose; o ex-discípulo de Sagat, Adon; o ninja Guy; o fugitivo Cody Travers e o mestre de Chun Li, Gen e a misteriosa aliada de Seth, Juri. Além destes novos guerreiros, inéditos na cronologia atual de SF (embora eles já tenham aparecido em SF3) temos a karateca Makoto, a ninja Ibuki, o wrestler turco Hakan e o boxeador francês Dudley.

Para completar, surgem Guerreiros Mundiais desconhecidos. Anônimos até então, subiram rapidamente os degraus da fama derrotando fortes oponentes, até alcançarem suas atuais posições. Temos o campeão do Torneio Americano de Artes Marciais e inimigo jurado de Ken, Rufus; o chef mexicano e exímio luchador mascarado, El Fuerte; a agente secreta que usa e abusa de aparatos tecnológicos, Crinsom Viper e o ex-mercenário lutador de Vale-Tudo, Abel. Como se não fosse o bastante, o lendário Akuma espreita novamente, e dizem os boatos que está a procura de seu irmão Gouken, que misteriosamente está vivo após seu último confronto...para completar, temos o anfitrião do torneio: o ciborgue Seth.

Como se tornar um Guerreiro Mundial?
Se tornar um Guerreiro Mundial exige muita dedicação e treino constante. Você provavelmente terá de viajar pelo mundo desafiando (e sendo desafiado) para provar o seu valor e quem sabe um dia receber um convite poara o torneio dos Guerreiros Mundiais. Para se tornar um Guerreiro Mundial, você terá a difícil tarefa de derrotar outros Guerreiros Mundiais, lutadores que representam a perfeição de sua arte. Em regras nós temos:

•seu lutador deve ser no mínimo de Posto 9.
•você deve ter derrotado no mínimo um Guerreiro Mundial depois que alcançou seu posto 9.
•você deve ter ganho no mínimo 1 torneio de nível nacional em seu país de origem depois que alcançou seu posto 9. Normalmente é neste torneio que o lutador enfrenta Guerreiros Mundiais já existentes em seu país (caso existam).
•você deve ter no mínimo 1 ponto no Antecedente Arena e ela deve estar no seu país de origem.
•você deve ter no mínimo 1 ponto no Antecedente Fama, para que seja conhecido como um Guerreiro Mundial.

O que é um "Campeão Mundial" ou "Mestre dos Street Fighters"?
O Campeão Mundial dos Street Fighters é o lutador que ganhou o último torneio dos Guerreiros Mundiais. Ele é considerado o lutador mais forte de todos e seu estilo e sensei ganham extremo pretígio junto com o lutador. Automaticamente o campeão Mundial fica com o antecedente Fama 5 entre os Street Fighters.

O primeiro Campeão Mundial foi Sagat, que criou o próprio torneio dos Guerreiros Mundiais para incitar os melhores lutadores do mundo a enfrentarem-no. Foi quando Ryu o derrotou e assumiu o posto de Campeão Mundial, que mantém até os dias atuais. Mais tarde, durante o 2º Torneio Mundial, organizado pela Shadaloo, Ryu estava na final com Bison para manter seu título, mas Akuma apareceu e aparentemente matou Bison na frente de todos. Ainda assim, Ryu manteve-se com o título já que Akuma não estava oficialmente participando do torneio. Agora um novo torneio surge, organizado pela SIN (Shadaloo Intimidation Net - Rede de Intimidação da Shadaloo) e novamente o Campeão Mundial foi convocado. Será que Ryu conseguirá mantr seu título neste que será o maior torneio mundial de todos os tempos?

O que eu ganho sendo um Guerreiro Mundial?
Quando você atinge todos os pré-requisitos para se tornar um Guerreiro Mundial, imediatamente você ganha +1 ponto no Antecedente Fama, + 1 ponto no Antecedente Recursos e + 1 bolinha em Glória, além do convite para o próximo torneio dos Guerreiros Mundiais. A partir de então, outros Guerreiros Mundiais passarão a desafiá-lo para lhe tirar o título, e até que você já esteja participando do torneio dos Guerreiros Mundiais, cuidado, pois você pode perder seu convite caso perca o título de Guerreiro Mundial antes do torneio.

Ainda mais difícil que se tornar um Guerreiro Mundial, é mantê-lo durante muitos anos, como pode ser visto nas carreiras passageiras de diversos lutadores que participaram do primeiro torneio, como Adon e Birdie. Somente com grande dedicação e empenho constante é possível manter seu título durante anos como Sagat, Ken e Ryu fizeram.

brazdias
Site Admin
Posts: 1436
Joined: Sat Aug 07, 2010 4:21 pm

Timeline Street Fighter

Post by brazdias »

Timeline Street Fighter


A seguir a linha do tempo da série Street Fighter. Note que mesmo a Capcom não detém informações acuradas, precisas e coerentes, estando constantemente mudando o universo de SF. Os dados abaixo foram coletados de diversas fontes, principalmente dos jogos e do FAQ do Tiamat. Um ótimo uso para este timeline é como fonte de consulta para crônicas que iniciem no primeiro torneio Street Fighter (ou na série Alpha) e vá percorrendo por todo o restante da série.

1845 - Oro nasce

1923 - Gen nasce

1945 - Mike Haggar nasce

1952 - Dhalsim nasce em 22 de Novembro

1955 - Sagat nasce em 2 de Julho e Rolento Schugerg nasce em 22 de Dezembro

1956 - Zangief nasce em 1º de Junho

1957 - Rose nasce

1958 - Sodom nasce

1959 - Thunder Hawk nasce em 21 de Julho

1960 - Edmond Honda nasce em 3 de Novembro e Guile nasce em 23 de Dezembro

1962 - Charlie nasce em 1º de Novembro

1964 - Ryu nasce em 21 de Julho

1965 - Ken Masters nasce em 14 de Fevereiro e Dee Jay nasce em 31 de Outubro

1966 - Blanka (Jimmy) nasce em 12 de Fevereiro, Birdie nasce em 22 de Maio e Dan Hibiki nasce em 12 de Novembro

1967 - Vega Fabio La Cerda nasce em 27 de Janeiro, Cody nasce em 15 de Abril, Guy nasce em 12 de Agosto e Adon nasce em 26 de Agosto

1968 - Akuma enfrenta Goutetsu, matando-o, e inicia sua jornada
Chun Li nasce em 1º de Março e Balrog nasce em 4 de Setembro

1969 - Fei Long nasce em 23 de Abril e Rainbow Mika nasce em 27 de Maio

1971 - Gouken começa a treinar Ryu, entregado pra ele anos antes
M. Bison se torna um ditador na Tailândia

1972 - Ken começa a ser treinado por Gouken ao lado de Ryu

1973 - Uma revolução contra M. Bison o tira do poder da Tailândia e ele encontra a ilha de Mriganka


1974 - Cammy White nasce em 6 de Janeiro, Sakura nasce em 15 de Março e Karin nasce em 15 de Julho

1975 - M. Bison estabelece a Monarquia em Mriganka e as Nações Unidas aceitam o novo país
T. Hawk é expulso de sua terras pela Shadaloo e vai para o México, onde conhece El Fuerte

1976 - Dhalsim começa a treinar com os monges na yoga (e, mais tarde, no Kabaddi)

1977 - Yun e Yang nascem

1978 - Elena nasce

1979 - Ibuki nasce
M. Bison funde seu Psycho Power a técnicas militares tailandesas (Lerd Rit), nomeando a variante como "Ler Drit"

1980 - Desafio de Muay Thai: Go Hibiki desafia Sagat, que era o campeão mundial que havia vencido Nua Kahn
Dan Hibiki procura por Gouken para aprender Karatê

1983 - Dee Jay forma uma banda de reggae

1986 - Dan é expulso do dojô de Gouken depois de falar sobre seu ódio por Sagat
Ryu vai embora do dojô de Gouken e entra para o Circuito Street Fighter

1987 - Torneio de Sagat (Street Fighter 1): os Street Fighters que competem no torneio são Ryu, Retsu, Lee, Gen, Geki, Eagle, Birdie, Joe, Balrog, Adon e Sagat. Ryu derrota Adon na sua semi-final e faz o mesmo com Sagat, deixando uma horrenda cicatriz no seu peito
Akuma supostamente "mata" Gouken com o Shun Goku Satsu
Ken vence pela primeira vez o United States Martial Arts Tournament

1988 - Ken vai embora do dojô de Gouken e entra para o Circuito (Street Fighter Alpha 1)
Chun Li se torna uma agente da Interpol
Ryu se afasta do circuito para treinar/meditar
Gen também sai para treinar
Dee Jay começa a treinar Kickboxe
Dan, Sakura e Dhalsim entram para o Circuito Street Fighter

1989 - E. Honda entra para o circuito (Street Fighter Alpha 2) ao chamado de Sodom
Blanka, Karin e Vega entram para o Circuito Street Fighter
Charlie encontra Abel em uma base da Shadaloo em chamas e o salva da morte certa

1990 - Guile e Charlie tentam atacar a base de M. Bison em Mriganka (Street Fighter Alpha 3). Outros Street Fighters estão lá, como Ryu, Ken, Sakura e até mesmo Chun Li, que chega a ajudar os americanos.
Charlie morre, e Guile consegue escapar
Rose supostamente morre nas mãos de M. Bison
Dan vence Sagat
Fei Long, T. Hawk e Dee Jay entram para o Circuito
Guy se torna o 39º Mestre do Bushin-ryu Ninjitsu

1991 - Cammy misteriosamente aparece no Delta Red

1993 - Torneio dos Guerreiros Mundiais (Street Fighter 2): os Guerreiros Mundiais que competem no torneio são Ryu, Ken, Guile, Chun Li, Blanka, E. Honda, Zangief, Dhalsim, Balrog, Vega, Sagat, M. Bison, T.Hawk, Fei Long, Cammy e Dee Jay
Akuma aparece e mata M. Bison antes da final do torneio poder ser realizada
Ken se casa com Eliza
Chun Li abandona o circuito
Ken é bi-campeão do United States Martial Arts Tournament

1994 - Mel Masters nasce
Crinsom Viper, El Fuerte, Rufus e Abel entram para o circuito
Torneio de Seth (Street Fighter 4): os lutadores que competem no torneio são Ryu, Ken, Chun Li, Guile, Sakura, Gen, Abel, El Fuerte, Rufus, Crimson Viper, Seth, Balrog, Vega, Sagat, M. Bison (em um novo corpo), Rose, Zangief, Blanka, E. Honda, Cammy e Dhalsim
Ryu vence Seth, conseguindo controlar o Satsui no Hadou.
Akuma enfrenta Seth, mas não consegue matá-lo com o Shun Goku Satsu, ainda assim o derrota.
Gouken aparece e combate com Ryu, vencendo-o e retirando dele o Satsui no Hadou. Akuma irritado coma atitude seu irmão, luta novamente com ele.
Guile, Chun Li e Abel explodem a base da S.I.N e conseguem algumas informações sobre a organização. Viper estraga seu disfarce ajudando-os na operação.

1995 - Juri, Hakan, Ibuki, Makoto e Dudley entram para o circuito (Super Street Fighter 4)

1996 - Alex, Necro, Elena, Yun, Yang, Oro, Sean e Gill entram para o Circuito Street Fighter (Street Fighter 3: Fight for the Future)

1997 - Hugo e Urien entram para o circuito (Street Fighter 3: Second Impact)

1998 - Remy, Q e Twelve entram para o circuito (Street Fighter 3: Third Strike)
Torneio de Gill (Street Fighter 3): os lutadores que competem no torneio são Ryu, Ken, Sean, Alex, Ibuki, Elena, Yun, Yang, Oro, Necro, Dudley, Hugo, Urien e Gill. Ryu perde para Oro e Alex vence Gill na final
Ken passa a treinar Sean
Chun Li luta para ter de volta sua aluna seqüestrada

1999 - Chun Li tem de volta sua aluna após lutar com Urien
Ryu é desafiado por Alex, vencendo-o
Ryu vence Ken
Ken vence Sean na final do United States Martial Arts Tournament
Ryu passa a treinar com Oro

Post Reply