Cenário Fantasypunk

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brazdias
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Cenário Fantasypunk

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Mundo de fantasia medieval urbana, com a vida e todos os aspectos das cidades controlados por grandes corporações - aqui chamadas de Companhias Comerciais

Um encontro entre os gêneros fantasia e cyberpunk


As aventuras acontecem em Zeitrene, uma Cidade-Nação com dimensões continentais.

No passado Zeitrene era governada por uma monarquia, mas há muito tempo, após um conflito interno com mercadores ricos e banqueiros, a monarquia caiu quando os últimos membros da Dinastia Smir foram aprisionados (ou assassinados), e agora todo território é administrado por um senado.

A Cidade-Nação é dividida em centenas de quadrantes e o dinheiro é o verdadeiro poder que move o dia a dia.

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Companhias Comerciais

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Após a queda da monarquia, por muitos anos Zeitrene sofreu com a luta pelo poder. Facções pró-monarquistas tentaram estabelecer um governo, mas foram perseguidos e o território se dividiu em caos. Grandes mercadores financiavam exércitos pessoais para dominar territórios e para manter a hegemonia diante dos concorrentes.

O antigo exército real juntou-se à esses burgueses e conseguiram conquistar alguns quadrantes à base de sangue e vidas - muitas vezes inocentes e manipuladas nesse jogo de domínio.

Esse cenário belicoso, além de perigoso era muito ruim para os negócios, e o então um grupo de produtores de gado se juntaram numa guilda e ao invés de lutarem, uniram forças para dominar o mercado. Ricos e poderosos perceberam que era mais lucrativo governar à distância, através de influência e dinheiro, e não com títulos ou mandatos. Isso acabou incentivando outros mercadores a fazerem o mesmo.

Hoje essa primeira guilda não existe mais, mas foi o embrião para as atuais Companhias Comerciais, organizações gigantes e poderosas que regem a imensa maioria dos negócios e aspectos gerais da vida das pessoas nos bairros da Cidade-Nação.

Com a formação de várias companhias e sem a presença de uma nobreza, foi necessário criar regras e mecanismos para manter a ordem e os interesses dessas grandes organizações. Primeiro os mais ricos passaram a eleger Governadores Gerais, entretanto esse tipo de representação prejudicava a rotatividade do poder - o que era bem interessante para esses mais abastados - contudo ameaçava a manutenção da ordem, já que mantinha insatisfeitos os grupos menores que já cogitavam pegar em armas novamente...

Mais tarde, criou-se o Grande Senado, com senadores indicados por todas as grandes companhias. Funcionou por alguns anos, mas foi um tempo de poucos avanços já que a influência e poder de voto eram permanentemente uniforme entre as poderosas organizações. Ninguém queria e nem precisava ceder. Numa tentativa de acabar com as tensões, mataram a política. A base da política é o conflito.

Era preciso mudar alguma coisa - e mudou.

Há cerca de 1.900 anos os senadores são escolhidos através dos votos em cada quadrante, num intrincado sistema de apuração, mas que permite diplomacia, discussão, manobras e acordos para conquista de mais poder de decisão no Grande Senado.

Apesar de ainda ser um cenário de disputas e lutas pelo poder, atualmente as contendas são mais discretas e valem-se de forças políticas, lobby, jogos de interesse e manipulação. Durante os séculos novas companhias foram fundadas, outras antigas cairam no esquecimento, regras e leis foram alteradas ou criadas para beneficiarem certos interesses...

Mas tudo precisa ser feito com inteligência e equilíbrio. Um passo exagerado pode desagradar determinadas lideranças, desestabilizar o status quo e iniciar um conflito mais sério...

Algumas companhias possuem o monopólio em suas áreas de atuação, e outras possuem concorrentes e travam disputas muitas vezes seculares pelo domínio do mercado que atuam. Esses mercados são prioritariamente protegidos pelos interesses mútuos, pela influência de cada companhia no senado e por leis que protegem as vantagens dessa organizações. Por exemplo, para cada segmento da economia só é permitido registrar contratos cujos contratados sejam de uma Companhia Comercial autorizada, estabelecimentos credienciados e sócios dessas companhias. E fazer negócios sem registro significa abrir mão de um eventual julgamento nos tribunais regionais, financiamento pelos bancos, proteção, garantias, etc.


Segue a lista das 34 principais e maiores Companhias Comerciais de Zeitrene:


Agricultura

(nome) - Companhia Comercial

(nome) - Companhia Comercial


Transporte Marítimo

(nome) - Companhia Comercial (2)



Transporte Mágico

(nome) - Companhia Comercial (1)



Exploração de Madeira

(nome) - Companhia Comercial


Ciências e Universidades

(nome) - Companhia Comercial (1)

(nome) - Companhia Comercial (1)



Defesa e Manutenção da Ordem

Bantana - Por uma questão de controle e restrição de poder, a ordem, o poder de polícia e a segurança de Zeitrene está dividida entre 3 Companhias Comerciais. Nem sempre foi asim, mas atualmente, por conta dessa medida, os pelotões dessas companhias são divididos nos quadrantes da Cidade-Nação e Bantana é aquela que atende a maior parte dos locais de destaque, graças aos acordos vantajosos conseguidos através de sua liderança nas últimas décadas. (3)

Derfir - Já a Companhia Comercial Derfir é liderada por um centauro veterano, fiel ao Grande Senado e grande entusiasta de lutas de gladiadores. (1)

(nome) - Companhia Comercial de Defesa mais antiga, que tem os melhores e mais bem treinados guerreiros, mas que perdeu prestígio ao longo dos séculos após perder o monopólio de atuação em Zeitrene. (2)


Produção de Bebidas

(nome) - Companhia Comercial (1)

(nome) - Companhia Comercial (1)



Bancos e Casas de Penhores

(nome) - Companhia Comercial liderada por Lorde Treynilus, um dragão vermelho ganancioso e astuto. É, por motivos óbvios, a companhia mais rica e geralmente envolvida em todas as questões importantes de Zeitreine. (2)


Comércio de Escravos

Farbena - Em Zeitrene é comum e permitida a escravidão por dívidas, como punição de crimes e por vontade própria (vender sua própria liberdade). A posse de um escravo é sempre registrada pela casa Malferim e tem um prazo determinado. Já o comércio de escravos, talvez pela competência, talvez pela força, é uma atividade dominada exclusivamente pelos Farbena. Curiosamente seu líder é um halfling de aparência inofensiva. (1)


Criação e Venda de Animais

(nome) - Companhia Comercial


Vestuário

(nome) - Companhia Comercial que produz as roupas mais finas e desejadas da Cidade-Nação

(nome) - Companhia Comercial (2)


Grandes Contruções

Vigorenis - Companhia Comercial (2)



Mineiração

Sendarini - Companhia Comercial milenar dos anões. Já era uma guilda consolidada nos tempos da monarquia e segue forte até o presente. (1)

(nome) - Rivais dos Sendarini, essa Companhia Comercial



Escrituração

Malferim - Por decreto do Grande Senado, os Malferim são a única Companhia Comercial autorizada a realizar o serviço de escrituração e manter os registros de documentos e contratos da Cidade-Nação. Também ficam registradas nos livros da Companhia Malferim, as cartas de posse de propriedades.


Serviços de Saúde

(nome) - Companhia Comercial (2)


Caça e Pesca

(nome) - Companhia Comercial


Mensageiros

(nome) - Companhia Comercial

(nome) - Companhia Comercial (1)


Locação de Imóveis

Landarin - Companhia Comercial liderada por um Lorde Elfo secular chamado Bentriel. Possui literalmente milhões de imóveis espalhados pela Cidade-Nação. Lorde Bentriel é mal visto por seus pares por ter prosperado as custas de grandes regiões compradas e desmatadas para construção de seus imóveis.

(nome) - Essa Companhia Comercial prosperou com a valoriação de grandes propriedades da antiga família real de Zeitrene, após a queda da monarquia, há mais de 2300 anos. Seu líder é o Lorde Stephen Smir, descendente direto da nobreza. (1)

(nome) - Companhia Comercial (1)


Entretenimento

(nome) - Companhia Comercial focada em entretenimento noturno. Possui negócios também ligados à jogo ilegal e prostituição. (1)

(nome) - Única Companhia Comercial autorizada a explorar jogos de azar. Possui cassinos espalhados por Zeitrene e também mantém casas de apostas, arenas de gladiadores e estádios de corrida.

(nome) - Companhia Comercial


Comércio Geral

(nome) - Companhia Comercial (1)

(nome) - Companhia Comercial (3)


Censo e Estatística

Nizimus - Companhia Comercial muito importante porque realiza o censo da população de Zeitrene e também é responsável pelo processo de eleição do Grande Senado a cada 8 anos. No dia a dia tem o papel importante de coleta dos impostos.

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Outras Organizações

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Apesar do predomínio e influência inegável das Companhias Comerciais, a vida em Zeitrene também é regida pela força de outras organizações.

Pequenos Negócios - Nem todas as pessoas trabalham ou fazem negócios diretamente com as grandes Companhias Comerciais. Pequenos comerciantes, trabalhadores informais e serviços variados podem ser encontrados fora do escopo das companhias, desde que não atrapalhem seus interesses. Quando isso ocorre, normalmente esses pequenos "incômodos" são tratados, seja por meio de ofertas de compra, preços melhores, vetos diretos com ajuda de Senadores aliados, ou usando métodos menos sutis, como força bruta.


Grande Senado - A cada 8 anos, a Companhia Nizimus realiza eleições para o Grande Senado, a Casa que rege o verdadeiro poder executivo e legislativo de Zeitrene. Em cada quadrante da Cidade-Nação são sorteadas 2000 pessoas, que poderão votar na respectiva eleição, num dos indicados pelas Companhias Comerciais. Cada Companhia pode indicar até 25 candidatos e os 31 mais votados no somatório de todos os quadrantes são eleitos para o próximo mandato. Todo o processo é complexo e auditado por fiscais da próprias Companhias e pelos senadores atuais.


Tribunos - Indicados pelo Grande Senado, os tribunos fazem o papel judiciário da Cidade-Nação. A rigor, devem seguir as leis vigentes, criadas e promulgadas pelo Grande Senado.
Por toda Cidade-Nação são encontrados Tribunais Regionais


Ministério Doméstico - Outra organização fundamental que presta serviço ao Grande Senado para fiscalizar e fazer as engrenagens da sociedade funcionarem. São os funcionários do governo. Uma vez que são apenas 31 senadores, ficaria impossível a adminstração de Zeitrene sem ajuda de uma grande estrutura. Os Ministros Locais e Conselheiros Gerais são designados pelo Grande Senado e esses conduzem os assuntos do dia a dia em seus quadrantes.


Sindicato Teológico - Formado para representar os interesses das diversas igrejas existentes em Zeitrene, o sindicato teológico é um tipo de organização peculiar, já que cada grupo religioso possui agendas próprias, mas resolveram se unir para ter representação junto ao Grande Senado e não ceder às forças das grandes Companhias Comerciais. Sua maior força está na crença e fé das pessoas - milhões de pessoas.

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Versão reduzida de Zeitrene

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MAPA

Picos Curvados - minas
Aurea Plaza - banco
Platô da Primavera - area nobre
Praias Gradientes - porto
Costa do Mato - do lado da Floresta
Vale - parte antiga da cidade
Terras Vermelhas - fazendas
Portões Dourados - saida para estrada
Toca dos Ratos - area mais pobre


DIVINDADES:
Senhora das Manhãs *
O Corvo *
O Grande Construtor - anao *
Alyndar - elfa *
Hagmorak - orc
Mil Faces

Quadrilátero - pracao com 4 templos religiosos *

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