Pontos de Desafio para M&M

Dicas, sites, links e textos sobre RPG
Post Reply
brazdias
Site Admin
Posts: 1436
Joined: Sat Aug 07, 2010 4:21 pm

Pontos de Desafio para M&M

Post by brazdias »

Pontos de Desafio são recursos para auxiliar o mestre a gerar mais desafios para os jogadores, principalmente quando o grupo enfrenta um vilão solo, que pela natureza do jogo tem bem menos ações disponíveis para atacar e defender, portanto fica sujeito à rolagens ruins que podem acabar prematuramente com o diversão e quebrar o clímax da aventura.

Os pontos de desafio servem justamente para permitirem o mestre a dosar um pouco dessa imprevisibilidade dando mais opções durante o jogo.

Quantos pontos?
Você pode determinar uma quantidade particular de pontos baseada no nível de desafio que você pretende oferecer aos seus jogadores mas um bom ponto de partida é o seguinte

Número de Pontos de Desafio por sessão = (Número de Heróis x 2) – (PL do Principal Vilão - PL da Campanha)
Exemplo: Numa sessão com 4 jogadores de PL 10 onde o principal viláo tem PL 13
(2x4) - (13-10) = 8 - 3 = 5 pontos de desafio para o mestre utilizar




Como usar?
Há várias maneiras de usar os Pontos de Desafio durante o jogo:

ESCAPAR
O uso de 1 ponto de desafio permite que personagens escapem dos heróis desde que não seja o confronto final da aventura. O mestre deve justificar essa fuga da melhor maneira possível de uma maneira que faça sentido para a história.


AÇÃO EXTRA
O uso de 1 ponto de desafio permite uma ação padrão extra no turno, que pode ser trocada por uma ação de movimento ou ação livre normalmente.


TOMAR A INICIATIVA
Um personagem do mestre pode se mover automaticamente para o início da ordem de iniciativa usando 1 ponto de desafio.


CONTRA ATAQUE INSTÂNTANEO
O mestre pode tentar um contra-ataque imediatamente como uma reação exatamente como descrito nas regras (da mesma forma que heróis usam pontos heróicos)


RECUPERAÇÂO
Usando 1 ponto de desafio mestre pode imediatamente remover uma condição de atordoado ou fatigado. Na prática - da mesma forma que acontece com os heróis usando pontos heróicos - isso permite aos personagens do mestre usarem efeitos de esforço extra sem sofrer fadiga.


SALVAMENTOS
Com pontos de desafios o mestre podem escolher passar automaticamente num Teste de Salvamento, inclusive para efeitos duradouros e também para resistir a dano físico (testes de resistência). Nesse último caso o personagem ainda recebe uma condição de machucado (ou machucado + ferido depdendendo do tipo de dano)




---

Enquanto PONTOS HERÓICOS tem a função de ajudarem os heróis a terem sucesso e se recuperarem, os PONTOS DE DESAFIO focam em tornar os inimigos mais resistentes e duradouros. Não há como fazer novas rolagens com pontos de desafio, no entanto vilões usando esse recurso tem sucesso automatico em testes de salvamento.

Outra diferença é que os her´pis recebem pontos heróicos ao longo da sessão. Já o mestre precisa administrar os pontos recebidos no início e só recebe mais pontos numa outra sessão. Dessa forma é prudente e interessante que o mestre reserve-os para o clímax da aventura. E claro, o bom senso é sempre necessário. Os pontos de desafio são uma ferramenta bem estratégica para previnir momentos anti-climáticos (como por exemplo o vilão principal pode ser derrotado num único round por mero azar nos dados), no entanto exagerar e frustrar os planos dos jogadores de forma exagerada é um tiro no pé e deve ser evitado. Tudo bem terminar a sessão com pontos de desafio sobrando, principalmente se o vilão e tudo que você planejou para a aventura mostrar-se desafiador o suficiente.

O importante é todo mundo se divertir.

Post Reply