[phpBB Debug] PHP Notice: in file /viewtopic.php on line 988: date(): It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected the timezone 'UTC' for now, but please set date.timezone to select your timezone.
[phpBB Debug] PHP Notice: in file /viewtopic.php on line 988: getdate(): It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected the timezone 'UTC' for now, but please set date.timezone to select your timezone.
brazdias.com • Ver Tópico - Carnaval no Rio - vale a pena?

Carnaval no Rio - vale a pena?

Blog pessoal! Leia e acompanhe!

Carnaval no Rio - vale a pena?

Mensagempor brazdias » Terça Mar 15, 2011 12:22 pm

Bom... depois de tanta folia, festas, bebidas e marchinhas de carnaval, fica até difícil saber por onde começar a comentar sobre esse que foi o meu primeiro em muitos anos, carnaval no Rio de Janeiro.

Por 10 anos eu curti em Porto Seguro, e a propósito, muitos já sabem, organizava até uma excursão para lá todo ano. Nesse carnaval, por motivos de força maior, tive que cancelar a viagem e acabei ficando por aqui mesmo... e que grata surpresa!

Imagem

Se em minhas lembranças, o carnaval do Rio não passava de desfiles na Sapucaí e bailes lascivos (leia-se SCALA) para gringos e foliões à procura de sexo fácil; a realidade não poderia estar mais distante desse retrato pintado em minha cabeça. Hoje em dia, a cidade transpira o carnaval, são inúmeros os blocos nas ruas e parece que todo mundo se contagia com a energia dessa festa que toma a cidade. Para onde quer que você olhe tem alguém com um chapeuzinho, uma fantasia, um adereço.. vemos casais se conhecendo, a conversa informal rolando solta, sempre uma latinha na mão, e uma música ao longe...

Para dar início a essa experiência, debutei, uma semana antes, no Bloco da Preta Gil, que reuniu milhares de pessoas na orla de Ipanema. Era o prenúncio do que estava por vir. O bloco é superanimado e o sol quente dava aquela cara típica carioca ao evento... ou seja, a galera ia de roupa de praia, cantava junto com a Preta, flertava e entre uma latinha e outra, se refrescava no mar ou nas duchas espalhadas... Foi um bom começo!

Imagem

E de lá pra cá, foram outros 11 blocos.....

Vem ni mim, Azeitona sem caroço, Cordão do Bola Preta, Carioca da Gema, Banda de Ipanema, Boitatá, Simpatia é Quase Amor, Bloco de Segunda, Carmelitas, Vaga-Lume...

Folia sem fim; mas que rendeu boas risadas, muita história para contar e novas amizades... aliás, esse é um ponto positivo de não viajar no carnaval.. Enquanto na Bahia eu fazia algumas amizades curtas, que duravam (na maioria das vezes) apenas por aquele curto período, no Rio de Janeiro, conhecemos e mantemos contato com as pessoas que também vivem por aqui. A proximidade facilita as coisas e a festa pode conitnuar depois que o Momo se despidir. :D

Imagem

Para quem não dispensa um samba no pé, não faltam eventos à noite, e claro, os desfiles "superprodução" das escolas de samba na Sapucaí. Eu não sou exatamente um fã, mas concordo que a apresentação das escolas é um espetáculo à parte e encanta a todos na avenida. As cores, a bateria, a animação da comunidade, a presença dos artistas (inclusive internacionais), as beldades com corpos à mostra... tudo isso compõe a mágica e o glamour dos desfiles, que atrai tanta gente todos os anos.

Imagem

E agora você pode estar se perguntando qual o carnaval que eu acho melhor.. a resposta é simples: DEPENDE!

Diante de tudo isso que eu expliquei, é claro que fica impossível não comparar e há de se leva em conta os prós e contras de cada local. E já que estamos falando do Rio, vou relacionar os pontos positvos e negativos que eu encontrei por aqui:

PONTOS POSITIVOS:

- Muitas, muitas, muitas, muitas opções - Quando digo muitas, são muitas mesmo. Mais de 400 blocos para você escolher e cair na folia.
- Baixo custo - A grande maioria das opções é de graça e você só gasta o que for beber e o deslocamento.
- Conhecer gente nova - Conforme eu já expliquei, aqui você pode conhecer e manter as novas amizades. Não que isso seja imposível em outras cidades, mas aqui, a distância facilita esse contato
- Pertinho de casa - Tem coisa melhor que dormir na sua caminha, depois de horas pulando atrás do trio? ;)
- Pegação - Achei a galera bem disposta a beijar MUITO! A galera que tava comigo se deu bem! Acho que tem até namoro a caminho...

PONTOS NEGATIVOS

- Falta de banheiros - Eu não gosto de cerveja e não sofro muito com vontade de ir ao banheiro toda hora; mas realmente o número de banheiros disponibilizados é insignificante, se levarmos em conta a quantidade de foliões espalhados nos blocos. Hoje o Rio tem o maior carnaval de rua do país, superando Salvador; e para atender tanta gente, no mínimo, é preciso triplicar a quantidade de banheiros disponíveis
- Pouca disposição da galera - Comparativamente com Porto Seguro, percebi que a galera tem menos pique por aqui. Ou curte o dia, ou curte a noite. Claro que não estou falando de todos (sempre tem gente com energia de maratonista); mas a grande maioria dos meus amigos chegava em casa `noite tão cansada e/ou bêbada que só ia aproveitar mais no dia seguinte. Ou o pessoal daqui tá fraco ou estou andando com as pessoas erradas... rs
- Distância - Para curtir os blocos no Rio é melhor você malhar bastante as pernas nos meses que antecedem a folia. Não só para seguir os carros de som, você tem que ter disposição para se deslocar de um lado para outro da cidade. Muitas vias estão fechadas, o metrô cobre a maior parte dos lugares, mas para aproveitar tudo mesmo, você vai ter que caminhar ou gastar uma graninha e táxi. A boa é sempre estar em grupo para economizar.
- Muito curto - Uma das piores partes.. onde já se viu carnaval acabando na quarta??? Depois de 10 anos em Porto Seguro, já está na minha cabeça que o carnaval só acaba no outro sábado... ( Monobloco no domingo deu uma salvada nisso ..rs )

Imagem

No final das contas, fazendo um balanço geral, acho que valeu a pena ter ficado no Rio. Aproveitei bastante e me surpreendi positivament com a cidade. Sinceramente, da Bahia, senti saudade de estar num grupo bem grande (em geral viajávamos num grupo de 40 pessoas), das festas na Ilha dos Aquários, Parracho e Parque Aquático (imagine uma festa de carnaval com todas as mulheres de biquini... sem canga!!!!!) e do meu querido Pagode Baiano, que é contagiante demais!

O carnaval do Rio ainda não está no topo da minha lista de preferência, mas também já não é mais um "bicho de sete cabeças". Se der pra viajar bem, se não der, a gente curte aqui mesmo!

Imagem
brazdias
Site Admin

Registado: Sábado Ago 07, 2010 4:21 pm

Voltar para Blog

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante