Depois de muito tempo no aviao (peguei o voo as 18:10 e cheguei no Chile por volta de 03:00 do horário do Brasil), a Vania foi me buscar e fomos direto para casa (para nao mencionar que nos perdemos e paramos para colocar gasolina rapidinho).
Tres horinhas de sono e entao sim, parto para o primeiro dia de "desbravamento". Sozinho, câmera, dinheiro e mapinhas nas maos, sigo para a estacao do metrô, mas antes paro para tomar café. Optei por um "churrasco" (pao com carne) e uma coca.
O metrô parece um pouco mais velho que o nosso, mas nao é tao lotado e passa toda hora. A rede é bastante extensa e como a cidade é pequena (em relacao ao Rio e Sao Paulo, por exemplo), o tempo entre as estacoes é bem curto. Sendo assim, 10 minutos depois de ter embarcado na estacao Irarrazabal, estava chegando na estacao Baquedano e seguindo para o Patio Bellavista...
No caminho e depois, pelo resto do dia todo, pude perceber um trânsito tranquilo e um domínio das montadores asiáticas. Sério! Quase nao se vê Ford, GM, Fiat.. A grande maioria é Hyundai, muito Nissan, Kia, uma grande quantidade de carroes tipo BMW, LandRover etc, e algumas marcas que eu nunca vi...
Outra marca que domina aqui é a Claro.. sim... a Claro dos celulares... para onde vc vai tem um anúncio, um estande, uma propaganda.
Bom.. chegando no pátio Bellavista (que nada mais é do que uma espécie de shoppingzinho ao céu aberto, prioritariamente com restaurantes, mas com alugma coisa e artesanato e produtos locais), que lembra "um pouco" o shooping Downtown do Rio, fui até o posto da Turistik.
Essa empresa faz roteiros turísticos aqui no Chile e eu optei por um ticket que me dava direito a rodar num onibus de 2 andares vermelinho (igual aos de Londres). Voce paga 18.000 pesos (aproximadamente R$72,00) e a vantagem é que eles rodam boa parte da cidade e voce pode saltar e pegar de novo o onibus quando quiser. O percurso total leva 2 horas, mas o interessante é saltar em alguns pontos e conhecer o lugar... foi o que eu fiz!
Primeira parada: Museu de Belas Artes!
O prédio é bem bonito e imponente, mas infelizmente havia pouco para se ver. O terremoto deste ano destruiu uma parte do prédio e estava tudo em obra. Só haviam trabalhos expostos numa sala pequena, e no foyer, logo na entrada. Tirei algumas fotos, porém nao perdi muito tempo por ali. Segui a pé até a Plaza de Armas...
O local parece com a Praca XV.. uma grande "Plaza° cercada de prédios históricos. A diferenca está na conservacao do lugar e . É um local limpo, com bastante movimento, chafariz, bancos suficientes, e pessoas descansando (!!!!!).
Quanto a isso, vale uma observacao. Nao só lá, mas pelo resto da cidade (que é muito arborizada e cheia de parques), sempre há alguém sentado na grama simplesmente descansando ou conversando com alguém.. coisa que eu nao estou acostumado a ver no Rio, na vida corrida que a gente leva.
Dei uma volta na praca e escolhi o primeiro prédio para conhecer: o Museu Nacional!
Como o ticket do Turistik já dava direito ao passeio, nao precisei pagar nada e fui conhecer a exposicao sobre o bicentenário. Umas das melhores partes do dia. Um acervo muito bacana, com móveis, moedas, roupas, armas, maquetes, tudo. Muito bom! Vários grupos de criancas uniformizadas visitavam o local tb, orientadas por seus professores. Alguns uniforme com gravatinha me fizeram lembrar dessas novelinhas que passavam no SBT antigamente...rs
Ainda ali perto, fui conhecer e tirei foto do Correio Central e na Catedral de Santiago (estava rolando um missa na hora). Qdo voltei a praca vi algo que me fez sentir no Largo da Carioca. Uma roda imensa de pessoas assistindo o showzinho de um artista popular... nao entendia muita coisa do que o cara tava falando (já imaginou rir de uma piada em espanhol???) mas o pessoal estava achando engracado.
Próxima parada: Mercado Central! Mas antes parei numa espécie de bar e comprei um sorvete Magnum (meu mais novo vício). A surpresa foi por conta do troco que a vendedora me ofereceu e eu prontamente aceitei: um pirulito sabor SPRITE!! rs... Isso mesmo.. Sprite, o refrigerante.. só que no palito...
No caminho também passei por umas lojas de departamento, que me parece serem boas opcoes para compra. Voltarei lá no sábado ou no domingo...
O Marcado Central é um lugar onde se compra peixe, artigos típicos, e tem muitas opcoes de peixes. Eu vacilei, porque almocei do lado de fora, num "pé sujo sem vergonha", por causa do precinho... Comi frango e batatas fritas + garrafinha de pepsi por 2700 pesos (= 10 reais).
Aliás, preco baixo também é uma marca por aqui. Nao sei como sao os salários, mas para os nossos padroes no Brasil, as coisas aqui, em geral, sao bem mais em conta:
Carros mais ou menos 10 a 15% mais baratos
Apartamentos em bairros bons por um valor menor do que no Rio
Absolut Vodca custa o equivalente a 40 reais
GrayGoose tá 120 reais
BigMac (só o sanduíche) por R$3,60
Roupas de marca bem mais em conta
É a terra das oportunidades...rs
Eletronicos é que eu nao achei tao em conta
Depois do Mercado, tomei o onibus da Turistik de novo, e segui pelo trajeto por mais ou menos uma hora. Conheci e fotografei muitos pontos bacanas da cidade (destaque para Casa de la Moneda e para o bairro chique de Las Condes), e muito me impressionou a limpeza (apesar das pouquíssimas lata de lixo que achei na cidade) e arquitetura, sobretudo dos novos prédios. A meu ver, a cidade está em franco crescimento, tendo em vista o número de obras em andamento e os lancamentos imobiliários anunciados em cada esquina (será uma oportunidade $$$$$$$$$ ?? rs).
Outra coisa bacana é a educacao das pessoas, que me ajudaram prontamente todas as vezes que precisei de informacoes...
Para finalizar o passeio, parei no Parque Arauco, deu uma volta no shopping, que tb tem uma boa praca de alimentacao, e nao resisti a uma loja chamada Paris.. mistura de loja de departamente e FAST SHOP, acabei comprando uma calca nova pela bagatela de 60 reais. Tinha de tudo por lá... Ralph Lauren, Tommy, Ellus, marcas locais, video game, estandes grandes da LG e Samsung... vale a pena uma nova visita...
Depois tive que correr pq estava atrasado, peguei o onibus da Turistik pela ultima vez no dia, que me deixou no metrô. De lá, voltei a Irarrazabal e enfim, de volta a casa da Vania....
Banho rápido, troca de roupa e Black Eyed Peas... mas isso.. fica pra um próximo post...

E quem interessar possa: ainda nao comi nenhuma comida típica!
ps: estou sem "tiu" e "cedilha" aqui... desculpa aí pessoal!