[phpBB Debug] PHP Notice: in file /viewtopic.php on line 988: date(): It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected the timezone 'UTC' for now, but please set date.timezone to select your timezone.
[phpBB Debug] PHP Notice: in file /viewtopic.php on line 988: getdate(): It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected the timezone 'UTC' for now, but please set date.timezone to select your timezone.
brazdias.com • Ver Tópico - Primeiras 24 horas no Chile !

Primeiras 24 horas no Chile !

Blog pessoal! Leia e acompanhe!

Primeiras 24 horas no Chile !

Mensagempor brazdias » Sexta Nov 12, 2010 11:54 am

Tirando a poeira desse fórum-blog abandonado, hoje venho compartilhar com vcs minhas primeiras horas em terras chilenas.. e já adianto que Santiago tem me proporcionado várias impressoes positivas.

Imagem

Depois de muito tempo no aviao (peguei o voo as 18:10 e cheguei no Chile por volta de 03:00 do horário do Brasil), a Vania foi me buscar e fomos direto para casa (para nao mencionar que nos perdemos e paramos para colocar gasolina rapidinho).

Tres horinhas de sono e entao sim, parto para o primeiro dia de "desbravamento". Sozinho, câmera, dinheiro e mapinhas nas maos, sigo para a estacao do metrô, mas antes paro para tomar café. Optei por um "churrasco" (pao com carne) e uma coca.

O metrô parece um pouco mais velho que o nosso, mas nao é tao lotado e passa toda hora. A rede é bastante extensa e como a cidade é pequena (em relacao ao Rio e Sao Paulo, por exemplo), o tempo entre as estacoes é bem curto. Sendo assim, 10 minutos depois de ter embarcado na estacao Irarrazabal, estava chegando na estacao Baquedano e seguindo para o Patio Bellavista...

No caminho e depois, pelo resto do dia todo, pude perceber um trânsito tranquilo e um domínio das montadores asiáticas. Sério! Quase nao se vê Ford, GM, Fiat.. A grande maioria é Hyundai, muito Nissan, Kia, uma grande quantidade de carroes tipo BMW, LandRover etc, e algumas marcas que eu nunca vi...

Outra marca que domina aqui é a Claro.. sim... a Claro dos celulares... para onde vc vai tem um anúncio, um estande, uma propaganda.

Bom.. chegando no pátio Bellavista (que nada mais é do que uma espécie de shoppingzinho ao céu aberto, prioritariamente com restaurantes, mas com alugma coisa e artesanato e produtos locais), que lembra "um pouco" o shooping Downtown do Rio, fui até o posto da Turistik.

Essa empresa faz roteiros turísticos aqui no Chile e eu optei por um ticket que me dava direito a rodar num onibus de 2 andares vermelinho (igual aos de Londres). Voce paga 18.000 pesos (aproximadamente R$72,00) e a vantagem é que eles rodam boa parte da cidade e voce pode saltar e pegar de novo o onibus quando quiser. O percurso total leva 2 horas, mas o interessante é saltar em alguns pontos e conhecer o lugar... foi o que eu fiz!

Primeira parada: Museu de Belas Artes!

O prédio é bem bonito e imponente, mas infelizmente havia pouco para se ver. O terremoto deste ano destruiu uma parte do prédio e estava tudo em obra. Só haviam trabalhos expostos numa sala pequena, e no foyer, logo na entrada. Tirei algumas fotos, porém nao perdi muito tempo por ali. Segui a pé até a Plaza de Armas...

O local parece com a Praca XV.. uma grande "Plaza° cercada de prédios históricos. A diferenca está na conservacao do lugar e . É um local limpo, com bastante movimento, chafariz, bancos suficientes, e pessoas descansando (!!!!!).

Quanto a isso, vale uma observacao. Nao só lá, mas pelo resto da cidade (que é muito arborizada e cheia de parques), sempre há alguém sentado na grama simplesmente descansando ou conversando com alguém.. coisa que eu nao estou acostumado a ver no Rio, na vida corrida que a gente leva.

Dei uma volta na praca e escolhi o primeiro prédio para conhecer: o Museu Nacional!

Como o ticket do Turistik já dava direito ao passeio, nao precisei pagar nada e fui conhecer a exposicao sobre o bicentenário. Umas das melhores partes do dia. Um acervo muito bacana, com móveis, moedas, roupas, armas, maquetes, tudo. Muito bom! Vários grupos de criancas uniformizadas visitavam o local tb, orientadas por seus professores. Alguns uniforme com gravatinha me fizeram lembrar dessas novelinhas que passavam no SBT antigamente...rs

Ainda ali perto, fui conhecer e tirei foto do Correio Central e na Catedral de Santiago (estava rolando um missa na hora). Qdo voltei a praca vi algo que me fez sentir no Largo da Carioca. Uma roda imensa de pessoas assistindo o showzinho de um artista popular... nao entendia muita coisa do que o cara tava falando (já imaginou rir de uma piada em espanhol???) mas o pessoal estava achando engracado.

Próxima parada: Mercado Central! Mas antes parei numa espécie de bar e comprei um sorvete Magnum (meu mais novo vício). A surpresa foi por conta do troco que a vendedora me ofereceu e eu prontamente aceitei: um pirulito sabor SPRITE!! rs... Isso mesmo.. Sprite, o refrigerante.. só que no palito...

No caminho também passei por umas lojas de departamento, que me parece serem boas opcoes para compra. Voltarei lá no sábado ou no domingo...

O Marcado Central é um lugar onde se compra peixe, artigos típicos, e tem muitas opcoes de peixes. Eu vacilei, porque almocei do lado de fora, num "pé sujo sem vergonha", por causa do precinho... Comi frango e batatas fritas + garrafinha de pepsi por 2700 pesos (= 10 reais).

Aliás, preco baixo também é uma marca por aqui. Nao sei como sao os salários, mas para os nossos padroes no Brasil, as coisas aqui, em geral, sao bem mais em conta:

Carros mais ou menos 10 a 15% mais baratos
Apartamentos em bairros bons por um valor menor do que no Rio
Absolut Vodca custa o equivalente a 40 reais
GrayGoose tá 120 reais
BigMac (só o sanduíche) por R$3,60
Roupas de marca bem mais em conta
É a terra das oportunidades...rs

Eletronicos é que eu nao achei tao em conta

Depois do Mercado, tomei o onibus da Turistik de novo, e segui pelo trajeto por mais ou menos uma hora. Conheci e fotografei muitos pontos bacanas da cidade (destaque para Casa de la Moneda e para o bairro chique de Las Condes), e muito me impressionou a limpeza (apesar das pouquíssimas lata de lixo que achei na cidade) e arquitetura, sobretudo dos novos prédios. A meu ver, a cidade está em franco crescimento, tendo em vista o número de obras em andamento e os lancamentos imobiliários anunciados em cada esquina (será uma oportunidade $$$$$$$$$ ?? rs).

Outra coisa bacana é a educacao das pessoas, que me ajudaram prontamente todas as vezes que precisei de informacoes...

Para finalizar o passeio, parei no Parque Arauco, deu uma volta no shopping, que tb tem uma boa praca de alimentacao, e nao resisti a uma loja chamada Paris.. mistura de loja de departamente e FAST SHOP, acabei comprando uma calca nova pela bagatela de 60 reais. Tinha de tudo por lá... Ralph Lauren, Tommy, Ellus, marcas locais, video game, estandes grandes da LG e Samsung... vale a pena uma nova visita...

Depois tive que correr pq estava atrasado, peguei o onibus da Turistik pela ultima vez no dia, que me deixou no metrô. De lá, voltei a Irarrazabal e enfim, de volta a casa da Vania....

Banho rápido, troca de roupa e Black Eyed Peas... mas isso.. fica pra um próximo post...

:D

E quem interessar possa: ainda nao comi nenhuma comida típica!

ps: estou sem "tiu" e "cedilha" aqui... desculpa aí pessoal!
brazdias
Site Admin

Registado: Sábado Ago 07, 2010 4:21 pm

LINK PARA FOTOS

Mensagempor brazdias » Sexta Nov 12, 2010 7:59 pm

brazdias
Site Admin

Re: Primeiras 24 horas no Chile

Mensagempor Raphael » Terça Nov 23, 2010 10:19 am

E aí Brazinho...
conheceu o Citytour bus neh ?!?! po isso sim seria uma oportunidade no RJ. Eles existem em todas as grandes cidades da Europa e na maioria das capitais da América do Sul, enquanto aqui no Rio só temos aquelas pick-ups...

Olha aih uma oportunidade...ahauhauh abraços

Raphael Cavaco
Raphael

Re: Primeiras 24 horas no Chile

Mensagempor brazdias » Terça Nov 23, 2010 11:31 pm

Verdade Rapha!

É lógico que eu pensei isso na hora!! hauahauhahau

Vc me conhece!
brazdias
Site Admin

Voltar para Blog