Dicas para aprender ingles

Links e Posts Úteisl! Leia e acompanhe!
Post Reply
brazdias
Site Admin
Posts: 1436
Joined: Sat Aug 07, 2010 4:21 pm

Dicas para aprender ingles

Post by brazdias »

Fala galera!!

Como mencionei no meu primeiro post, sou Cientista de Dados e Co-Produtor de um curso na área. Mas antes de começar a atuar como tal, eu fui professor de inglês por muitos anos, em alguns dos maiores nomes do mercado tradicional de cursos de Inglês.

São cerca de 8 anos como professor, e mais de 13 como falante fluente de inglês. Além disso, morei uma temporada em Nova Iorque, e recentemente passei 3 meses em Atlanta. Essa contextualização é para que entendam que não estou tirando esse método da bunda kkkk.

Com essa parte chata coberta, bora pras dicas de verdade:

Alguns Mitos e Princípios

A primeira coisa que você tem que entender é que o maior problema de praticar coisas sozinho é perpetuar erros. Por isso, todos os métodos que vou apresentar aqui são seguidos de forma de conferir esse aprendizado.

As habilidades de alguém que tem conhecimento em qualquer língua são Falar, Ouvir, Ler e Escrever. Precisamos entender como essas habilidades interagem entre si.

A conexão mais importante está entre Falar e Ouvir. E aqui quero destacar a diferença entre sotaque e pronúncia.

Sotaque - Em termos simples, é um regionalismo. Uma forma de um determinado grupo expressar sua língua nativa.

Pronúncia - Também em termos simples, conjunto de regras fonéticas que ditam como as palavras devem ser ditas.

Não tem problema nós não termos um sotaque perfeito! Isso é perfeitamente normal para falantes de qualquer língua como segundo idioma. Mas erros de pronúncia vão sim te causar problemas, e devem ser evitados!!

Por exemplo, confundir Three (3) e Tree (Árvore), é um erro de pronúncia. Assim como Fifty e Fifteen. Outro exemplo clássico para brasileiros é a palavra Country. Aqui, temos o costume de pronunciá-la /cáuntri/, mas a pronúncia correta é algo na linha de /cântchri/. Perdoem a escrita fonética simplificada kkkkk

Com isso em mente, se você fala a palavra Country com a pronúncia abrasileirada, e te dizem a palavra com a pronúncia correta, independente do sotaque, você não irá entender!! É aí que mora o problema, onde vícios de Fala prejudicam a sua Compreensão.

Não tem problema algum você falar Water com sotaque brasileiro, Nova Iorquino ou Texano, mas errar a pronúncia da palavra em qualquer sotaque vai te complicar!

Dessa forma, entendo a Fala como a principal das habilidades que precisamos desenvolver, pois quem sabe falar, vai conseguir colocar as palavras escritas em ordem. Qualquer ferramenta de auto corretor vai te ajudar a escrever com a grafia certa, fora que você tem todo o tempo do mundo para pensar, pesquisar, revisar. Na conversa é diferente!!! Fora o que acabamos de ver sobre a compreensão.

Por isso, vou começar as dicas com uma de Fala: Elsa Speak.

Elsa Speak (Siri, Alexa, Google, etc)
A magia desse aplicativo está no fato dele ouvir você falando, identificar seus erros e apontar não só os pontos onde você precisa melhorar, mas te passar exercícios e um trilha completa de aprendizado para você melhorar seus pontos fracos.

Aqui unimos dois pontos ESSENCIAIS para o aprendizado de qualquer coisa: Prática e Correção.

O problema do Elsa é que ele é pago! Existe um trial grátis, com teste de "nivelamento", e 7 dias pra você experimentar o aplicativo. Caso você esteja altamente motivado e tenha a grana, vale muito a pena! Caso não queira gastar a grana, aproveite o trial para:

Identificar suas dificuldades
Aprender os exercícios
Copiar a rota de aprendizado proposta pelo aplicativo.
Quando seu trial acabar, você pode continuar utilizando as técnicas e seguindo o caminho de aprendizado proposto pelo aplicativo com o assistente inteligente da sua escolha! Seja a Siri, Alexa, Google, Cortana, qualquer um. Se seu assistente estiver te entendendo, sua pronúncia está "boa o suficiente", pois esses assistentes foram ajustados para nativos da língua.

É claro que os assistentes vão te dar uma colher de chá, pois estão tentando te entender a qualquer custo, e a Elsa quer te aperfeiçoar. Mas quem não tem cão, caça com gato.

Grammarly
Esse aplicativo é uma extensão de navegador e também um teclado para smartphones. O que torna o Grammarly especial é que ele não foi feito para ensinar Inglês pra ninguém.

O objetivo principal desse assistente é ajudar nativos da língua a escreverem melhor. E é aí que mora seu outro trunfo.

O Grammarly é muito mais do que um auto-corretor. Ele vai te ajudar com concordância, sinônimos, coesão, além da grafia.

Sua versão paga já é mais que suficiente. Ela permite ajustar a avaliação do seu texto em tom, formalidade, público alvo, entre outras coisas, mesmo na versão gratuita.

Escrevendo dentro dele você irá perceber que podem alguns "Insights avançados". Aí que mora a versão paga. O pulo do gato é que ele te fala qual é o erro, mas não te mostra onde nem como arrumar. Cabe a você resolver esse pepino. Mas além de entregar muito mais do que poderia na versão grátis, essa é uma forma de aprendizado também.

Mas como utilizar ele para aprender?

Pegue um tema que você está estudando, por exemplo, Simple Present, e escreva algumas frases lá, qualquer frase. Quando tiver isso mude cada uma das frases. Vamos supor que você escreveu 10 frases. As transformações serão:
Utilizar todos os pronomes, onde couber (I, He, She, It, They, You, We)
Transformar as frases em Afirmativa, Negativa e Interrogativa
Substituir elementos da frase como os objetos e outros complementos
mudar o tempo verbal para outros que já conheça e/ou esteja aprendendo
Exemplo:
I drink water (you drink, she drinks, he drinks, they drink.... por aí vai)
He drinks water / He doesn't drink water / Does he drink water? (Todos pronomes)
He drinks water, He's drinking water now, He drank water yesterday, He's going to drink water tomorrow..... por aí vai.

Se você fizer todas essas transformações, suas 10 frases vão se tornar 100 rapidamente. Isso tudo com um "professor"(Grammarly) te corrigindo instantaneamente e incansavelmente!!!

Dá pra melhorar? É claro que sim!!!

Leia para o seu assistente inteligente cada uma das frases corretas que você montou. Dessa forma estará estudando e melhorando: Gramática, Leitura, Escrita e Pronúncia, com dois "professores particulares" pra te corrigir a qualquer tempo.

Grammar Books
Maneiro, Rafael. Tudo isso tá muito lindo e fácil de seguir. Mas como eu vou saber os assuntos que preciso estudar?

Isso pode ser tema de um outro post aqui também, quem sabe hehe. Mas a minha dica é comprar uma gramática de sua preferência, mas ela PRECISA ter exercícios e as respostas desses exercícios.

A minha indicação é a Basic Gramar in Use do Raymond Murphy COM RESPOSTAS na versão mais atualizada que você conseguir encontrar. A atual é a quarta.

Esse material é bacana porque ele se encaixa bem na nossa proposta aqui. Para cada unidade, há um tema. Em cada tema, há duas páginas: Uma de explicação e outra de exercícios. No final do livro, temos as respostas para todos os exercícios.

Dessa forma, conseguimos manter a estrutura de aprender, exercitar e corrigir!

Terminado o Basic, eles também tem a versão avançada.

Mas só fazer os exercícios basta? Se você chegou até aqui já sabe que não!!!

Pegue as frases dos exercícios e jogue no Grammarly. Faça as alterações que mencionei antes e depois leia as frases para o seu assistente. E assim você tem o ciclo inteiro.

Uma trilha a seguir, com correção (Grammar book), um método para treinar e corrigir sua escrita (Grammarly) e uma forma de entender seus problemas, aprender exercícios e praticar a fala de TUDO que você estudar em inglês (Elsa e depois Siri, Alexa, etc.)

Espero ter ajudado quem tava precisando de alguma dica de como estudar inglês sozinho!! Se curtirem o post, depois posso deixar dicas de canais no YouTube, como escolher sua escola, professor particular e/ou curso online, entre outras coisas que aprendi nessa caminhada.

Post Reply