Crime, Suspense & Horror

Relato de aventuras e campanhas de RPG que eu jogo como personagem jogador ou mestre
Post Reply
brazdias
Site Admin
Posts: 1436
Joined: Sat Aug 07, 2010 4:21 pm

Crime, Suspense & Horror

Post by brazdias »

Crime, Suspense & Horror

Aventura de investigação de crimes usando sistema de Mutants & Masterminds


Por que Mutants & Masterminds?
É um sistema genérico e usa a base do sistema D20 que a maioria dos jogadores de RPG estão familiarizados.

Outro motivo é porque é meu jogo de RPG favorito :D

E além disso, emula facilmente diferentes níveis de letalidade e realismo. Por exemplo, ao invés de hit points, usa condições para determinar a situação dos personagens.


FAZENDO A FICHA:

Considerando as regras básicas do sistema, vamos usá-las nos seguintes parâmetros e adaptações:

NP 4 = 60 pontos de poder para construir a ficha
Aventura em nível "mundano" (humanos normais) portanto não é permitido comprar poderes
Valor máximo para ATRIBUTOS é 20
Valor máximo de GRADUÇÕES de perícias é 9
Valor máximo de Testes de Salvamento (exceto Resistência) é 9
Máximo bônus comprado de RESISTÊNCIA com Feitos é +4
NOVO Teste de Salvamento de SANIDADE (baseado em CARISMA) - regra variante do livro Mastermind Manual
Teste de Salvamento de REFLEXOS é baseado no menor bônus entre Destreza e Inteligência - regra variante do livro Mastermind Manual



Com isso todos os atributos se tornam relevantes e temos um jogo low-level com níveis de risco desafiadores para os investigadores.



DICA PARA NOVOS JOGADORES:

Como é um sistema que constróia a ficha com pontos você tem muita liberbade. O primeiro passo é decidir o que seu personagem vai ser. Um conceito geral mesmo, para daí você fazer todas as outras escolhas.
ex: policial veterano, repórter franzino mas muito inteligente, fortão bom de briga mas meio desajeitado, etc

Como nessa aventura os personagens não tem poderes (geralmente o que leva mais pontos pra escolher e ajustar numa ficha de Mutants & Masterminds para supers), o caminho mais fácil e escolher seus atributos. Lembre-se do tipo de personagem que você imaginou e compre os atributos básicos pensando nisso. Atente-se que somente nos valores pares você ganha bônus, portanto é de pouca serventia escolher destreza 15, já que com destreza 14 você tem o mesmo bônus e gasta menos pontos.

Escolhidos esses valores, pense no que seu personagem é melhor e siga por esse caminho. Se é um cara bom de briga, defina como e quanto você quer investir em combate. Se é um cara perspicaz talvez seja melhor seguir para as perícias. Vá sempre contabilizando os pontos já gastos e preste atenção no total disponível que você tem para construir toda ficha.

Pense nos Testes de Salvamento e invista os pontos correspondentes. Lembre-se que para esse aventura temos 5 testes diferentes: Resistência (constituição), Fortitude (constituição), Reflexo (menor entre destreza e inteligência), Vontade (sabedoria) e Sanidade (carisma)

Faça os ajustes e personalize o seu personagem comprando Feitos. Importante lembrar que em Mutants & Masterminds seu equipamento é comprado com Feitos e nessa aventura são permitidos equipamentos normais apenas (nada de super ciência, apenas equipamentos mundanos)

Para finalizar, verifique se a pontuação está correta e se a ficha lhe agrada. Ainda dá tempo de mudar alguma coisa que você não gostou 100%. Depois disso é só se divertir :D

Anotações do Mestre AQUI

Post Reply