Link do Canal
https://www.youtube.com/channel/UCD6ERR ... 0R888G8PQg
Canal Dungeon Craft
TERMINANDO UMA CAMPANHA
Dicas para Terminar uma Campanha
- Confronto com o GRANDE ANTAGONISTA
- Cenário Perigoso/Desafiador
- Urgência = grandes consequências se os heróis falharem
- Fechar Plots Principais
- Confronto com o GRANDE ANTAGONISTA
- Cenário Perigoso/Desafiador
- Urgência = grandes consequências se os heróis falharem
- Fechar Plots Principais
PLANEJANDO UMA BOA AVENTURA DE RPG
Elementos para Planejar uma Boa Aventura de RPG
- Objetivo (o que fazer e porquê)
- Local
- Urgência = Limite de tempo para cumprir o objetivo
- Antagonista / Vilão
- Objetivo (o que fazer e porquê)
- Local
- Urgência = Limite de tempo para cumprir o objetivo
- Antagonista / Vilão
PLANEJANDO ONE-SHOTs
Planejando One-Shots
- Conceito: Idéia básica - em poucas frases - sobre a aventura
- Conflito - com PCs e NPCs
- Estrutura (Gancho, Investigação, Complicação, Virada, Clímax)
Gancho - Informa aos personagens o OBJETIVO (o que fazer e o porquê)
Investigação - Primeiras ações dos personagens para cumprir o OBJETIVO
Complicação - Alguma coisa ocorre para dificultar os personagens
Virada - Ponto onde a tensão/riscos aumentam, independente da ação dos personagens
Clímax - Momento do Confronto Final com o antagonista da aventura
- Conceito: Idéia básica - em poucas frases - sobre a aventura
- Conflito - com PCs e NPCs
- Estrutura (Gancho, Investigação, Complicação, Virada, Clímax)
Gancho - Informa aos personagens o OBJETIVO (o que fazer e o porquê)
Investigação - Primeiras ações dos personagens para cumprir o OBJETIVO
Complicação - Alguma coisa ocorre para dificultar os personagens
Virada - Ponto onde a tensão/riscos aumentam, independente da ação dos personagens
Clímax - Momento do Confronto Final com o antagonista da aventura
ACELERANDO O JOGO
Acelerando o Jogo
- Minions: Oponentes com apenas 1hp
- Hordas: Para cada inimigo além do primeiro do mesmo tipo considere +1 no ataque e no dano
- Iniciativa do Grupo
- Testes de Grupo com Elevada Chance de Sucesso: apenas determine quem teve sucesso
- Dano Médio: Use dano médio para ataque de certas criaturas
- Minions: Oponentes com apenas 1hp
- Hordas: Para cada inimigo além do primeiro do mesmo tipo considere +1 no ataque e no dano
- Iniciativa do Grupo
- Testes de Grupo com Elevada Chance de Sucesso: apenas determine quem teve sucesso
- Dano Médio: Use dano médio para ataque de certas criaturas
JOGADORES FAZEM AS JOGADAS
Para tornar seu jogo mais ativo considere que os jogadores façam praticamente todas as jogadas de dados.
Ao invés de "jogadas ativas" pelos oponentes e NPCs, deixe que seus jogadores façam "jogadas defensivas" para resistir às ações dos outros personagens.
Ao invés de "jogadas ativas" pelos oponentes e NPCs, deixe que seus jogadores façam "jogadas defensivas" para resistir às ações dos outros personagens.
DICAS PARA COMBATES MEMORÁVEIS
- Circunstâncias Únicas
- Tempo Limitado e consequências graves a serem evitadas
- Verdadeiro Risco
- Tempo Limitado e consequências graves a serem evitadas
- Verdadeiro Risco
TIPOS DE NPCS
- Mentor: Fornece conselhos e ajuda aos heróis. Eventualmente também apresenta o OBJETIVO da aventura
- Contatos: Personagens que podem ajudar os heróis por UM PREÇO
- Inimigos: Antagonistas dos heróis
- Contatos: Personagens que podem ajudar os heróis por UM PREÇO
- Inimigos: Antagonistas dos heróis
ARCOS DE PERSONAGEM
- Como os heróis se conhecem e porque confiam uns nos outros / Quais laços formam o grupo
- Pelo o que o personagem luta e pelo que ele morreria para defender
IDÉIAS PARA ARCOS
- Passado Misterioso
- Vingança
- Senso de Dever
- Dívida
- A Queda do Herói
- Pelo o que o personagem luta e pelo que ele morreria para defender
IDÉIAS PARA ARCOS
- Passado Misterioso
- Vingança
- Senso de Dever
- Dívida
- A Queda do Herói
AVENTURAS EM CIDADES
Boas estradas e reinos organizados - estradas tem pedágios
Para entrar em cidades é preciso pagar taxas (normalmente baseadas na "riqueza aparente" da pessoa)
Permitido usar elmo, escudo e armadura? Normalmente não.
Usar armas cortantes e perfurantes é considerado tentativa de assassinato e pode levar a prisão (e outras penalidades)
Julgamento sempre é mais pesado para estrangeiros
Use NPCs recorrentes para dar verossimilhança à cidade
Aventuras em Dungeons e fora das cidades são sobre Gerenciamento de Recursos, já Aventuras em cidades são sobre Gerenciamento de Tempo
City generator
di2
Notes
1
2
3
District
Commercial
Commercial
Residential
Residential
Military
Commercial
Type
Meatpacking
Docks/Gate
Poor
Working class
Military
Mercantile
4
Landmarks
Slaughterhouse
Warehouses
Tenement
Taverns
Barracks/Prison
Merchant's Guild
City Hall
Gardens/public baths
Theater/Sports Arena
University
Fountain
Cathedral
Palace
7
8
Recreational
Commercial
Commercial
Residential
Religious
Nobility
Gardens
Theater
Education/Magic
Wealthy
Temple
Palace
10
11
12
Para entrar em cidades é preciso pagar taxas (normalmente baseadas na "riqueza aparente" da pessoa)
Permitido usar elmo, escudo e armadura? Normalmente não.
Usar armas cortantes e perfurantes é considerado tentativa de assassinato e pode levar a prisão (e outras penalidades)
Julgamento sempre é mais pesado para estrangeiros
Use NPCs recorrentes para dar verossimilhança à cidade
Aventuras em Dungeons e fora das cidades são sobre Gerenciamento de Recursos, já Aventuras em cidades são sobre Gerenciamento de Tempo
City generator
di2
Notes
1
2
3
District
Commercial
Commercial
Residential
Residential
Military
Commercial
Type
Meatpacking
Docks/Gate
Poor
Working class
Military
Mercantile
4
Landmarks
Slaughterhouse
Warehouses
Tenement
Taverns
Barracks/Prison
Merchant's Guild
City Hall
Gardens/public baths
Theater/Sports Arena
University
Fountain
Cathedral
Palace
7
8
Recreational
Commercial
Commercial
Residential
Religious
Nobility
Gardens
Theater
Education/Magic
Wealthy
Temple
Palace
10
11
12