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Canal Dungeon Craft
Posted: Mon Aug 23, 2021 2:28 pm
by brazdias
TERMINANDO UMA CAMPANHA
Posted: Mon Aug 23, 2021 2:59 pm
by brazdias
Dicas para Terminar uma Campanha
- Confronto com o GRANDE ANTAGONISTA
- Cenário Perigoso/Desafiador
- Urgência = grandes consequências se os heróis falharem
- Fechar Plots Principais
PLANEJANDO UMA BOA AVENTURA DE RPG
Posted: Mon Aug 23, 2021 3:32 pm
by brazdias
Elementos para Planejar uma Boa Aventura de RPG
- Objetivo (o que fazer e porquê)
- Local
- Urgência = Limite de tempo para cumprir o objetivo
- Antagonista / Vilão
PLANEJANDO ONE-SHOTs
Posted: Mon Aug 23, 2021 4:16 pm
by brazdias
Planejando One-Shots
- Conceito: Idéia básica - em poucas frases - sobre a aventura
- Conflito - com PCs e NPCs
- Estrutura (Gancho, Investigação, Complicação, Virada, Clímax)
Gancho - Informa aos personagens o OBJETIVO (o que fazer e o porquê)
Investigação - Primeiras ações dos personagens para cumprir o OBJETIVO
Complicação - Alguma coisa ocorre para dificultar os personagens
Virada - Ponto onde a tensão/riscos aumentam, independente da ação dos personagens
Clímax - Momento do Confronto Final com o antagonista da aventura
ACELERANDO O JOGO
Posted: Mon Aug 23, 2021 9:20 pm
by brazdias
Acelerando o Jogo
- Minions: Oponentes com apenas 1hp
- Hordas: Para cada inimigo além do primeiro do mesmo tipo considere +1 no ataque e no dano
- Iniciativa do Grupo
- Testes de Grupo com Elevada Chance de Sucesso: apenas determine quem teve sucesso
- Dano Médio: Use dano médio para ataque de certas criaturas
JOGADORES FAZEM AS JOGADAS
Posted: Mon Aug 23, 2021 9:44 pm
by brazdias
Para tornar seu jogo mais ativo considere que os jogadores façam praticamente todas as jogadas de dados.
Ao invés de "jogadas ativas" pelos oponentes e NPCs, deixe que seus jogadores façam "jogadas defensivas" para resistir às ações dos outros personagens.
DICAS PARA COMBATES MEMORÁVEIS
Posted: Mon Aug 23, 2021 11:56 pm
by brazdias
- Circunstâncias Únicas
- Tempo Limitado e consequências graves a serem evitadas
- Verdadeiro Risco
TIPOS DE NPCS
Posted: Tue Aug 24, 2021 12:19 am
by brazdias
- Mentor: Fornece conselhos e ajuda aos heróis. Eventualmente também apresenta o OBJETIVO da aventura
- Contatos: Personagens que podem ajudar os heróis por UM PREÇO
- Inimigos: Antagonistas dos heróis
ARCOS DE PERSONAGEM
Posted: Tue Aug 24, 2021 8:54 pm
by brazdias
- Como os heróis se conhecem e porque confiam uns nos outros / Quais laços formam o grupo
- Pelo o que o personagem luta e pelo que ele morreria para defender
IDÉIAS PARA ARCOS
- Passado Misterioso
- Vingança
- Senso de Dever
- Dívida
- A Queda do Herói
AVENTURAS EM CIDADES
Posted: Tue Aug 24, 2021 10:07 pm
by brazdias
Boas estradas e reinos organizados - estradas tem pedágios
Para entrar em cidades é preciso pagar taxas (normalmente baseadas na "riqueza aparente" da pessoa)
Permitido usar elmo, escudo e armadura? Normalmente não.
Usar armas cortantes e perfurantes é considerado tentativa de assassinato e pode levar a prisão (e outras penalidades)
Julgamento sempre é mais pesado para estrangeiros
Use NPCs recorrentes para dar verossimilhança à cidade
Aventuras em Dungeons e fora das cidades são sobre Gerenciamento de Recursos, já Aventuras em cidades são sobre Gerenciamento de Tempo
City generator
di2
Notes
1
2
3
District
Commercial
Commercial
Residential
Residential
Military
Commercial
Type
Meatpacking
Docks/Gate
Poor
Working class
Military
Mercantile
4
Landmarks
Slaughterhouse
Warehouses
Tenement
Taverns
Barracks/Prison
Merchant's Guild
City Hall
Gardens/public baths
Theater/Sports Arena
University
Fountain
Cathedral
Palace
7
8
Recreational
Commercial
Commercial
Residential
Religious
Nobility
Gardens
Theater
Education/Magic
Wealthy
Temple
Palace
10
11
12