Pela sua versatilidade e relativa simplicidade (já que usa o sistema d20 como base) eu adoro jogar todos os tipos de cenários com as regras de Mutants & Masterminds. Com o bônus que o sistema não usa hit points, e sim condições, o que para mim é bem mais realista e interessante, principalmente para personagens mundanos.
Com isto em mente, é possível criar personagens para cenários como black ops, WWII, terror, investigação, low fantasy, dark fantasy, intriga, etc.
É possível fazer isso com o sistema básico de pontos sem nenhum problema, mas resolvi criar uma tabela rápida para construção de personagens. Dessa forma o jogador pode fazer apenas algumas escolhas básicas e finalizar a criação do personagens em poucos instantes, e ainda assim, dentro dos parâmetros das regras do sistema.
CRIAÇÃO DE PERSONAGENS MUNDANOS RÁPIDOS PARA M&M
Criando Personagens NP4 - 60 pontos
Criando Personagens NP4 - 60 pontos
PASSO 1: Atributos
Escolha ou sorteie (role 1d8) qual sequência de atributos. Os números escolhidos podem ser distribuídos nos atributos básicos em qualquer ordem de preferência do jogador.
1) 10 - 12 - 12 - 14 - 15 - 15
2) 10 - 12 - 13 - 13 - 15 - 15
3) 8 - 10 - 12 - 14 - 14 - 18
+ 2 pontos extras
4) 8 - 10 - 13 - 14 - 15 - 18
5) 8 - 12 - 12 - 14 - 14 - 18
6) 10 - 10 - 12 - 14 - 16 - 18
- 2 pontos extras
7) 9 - 10 - 14 - 14 - 15 - 16
8) 11 - 12 - 13 - 13 - 14 - 15
PASSO 2: Combate
Escolha ou sorteie (role 1d8) sua capacidade de combate. Os números abaixo referem-se aos seus bônus de ATAQUE e DEFESA, nessa ordem.
1) +3 / +3
2) +2 / +4
3) +4 / +2
4) +1 / +4
+ 2 pontos extras
5) +3 / +2
+ 2 pontos extras
6) +4 / +1
+ 2 pontos extras
7) +2 / +3
+ 2 pontos extras
8) +4 / +4
- 4 pontos extras
PASSO 3: Jogadas de Salvamento
Escolha ou sorteie (role 1d8) seus bônus para jogadas de salvamento. Os números escolhidos podem ser distribuídos nos jogadas de FORTITUDE, REFLEXOS e VONTADE em qualquer ordem de preferência do jogador.
1) +3 / +3 / +3
2) +4 / +2 / +1
+ 2 pontos extras
3) +4 / +2 / +2
+ 1 pontos extras
4) +4 / +3 / +1
+ 1 pontos extras
5) +4 / +3 / +2
6) +5 / +2 / +2
7) +5 / +2 / +1
+ 1 pontos extras
8) +6 / +2 / +1
PASSO 4: Ocupação
Escolha ou sorteie (role 1d20) uma ocupação para seu personagem e adicione os bônus relacionados à carreira escolhida.
(finalizar = escolher um template de 12 pontos entre feitos, pericias e bonus de atibuto, resistencia ou ataque e defesa)
1) Executivo
2) Artista
3) Policial / Detetive
4) Comerciante / Vendedor
5) Playboy
6) Militar
7) Burocrata / Funcionário do Governo
8) Cientista / Pesquisador
9) Agente de Inteligência / Espião
10) Errante
11) Bandido / Criminoso
12) Profissional Liberal / Especialista
13) Professor
14) Hacker
15) Opererário
16) Profissional de Saúde
17) Atleta
18) Religioso
19) xxxx
20) xxxx
PASSO 5: Pontos Extras
Distribua 9 pontos extras na ficha do personagem. Acrescente ou diminua desse valor os pontos somados ou subtraidos nas escolhas efetuadas nos passos 1 a 4.
E lembre-se que qualquer equipamento inicial desejado deve ser comprado com esses pontos extras.
PASSO 1: Atributos
Escolha ou sorteie (role 1d8) qual sequência de atributos. Os números escolhidos podem ser distribuídos nos atributos básicos em qualquer ordem de preferência do jogador.
1) 10 - 12 - 12 - 14 - 15 - 15
2) 10 - 12 - 13 - 13 - 15 - 15
3) 8 - 10 - 12 - 14 - 14 - 18
+ 2 pontos extras
4) 8 - 10 - 13 - 14 - 15 - 18
5) 8 - 12 - 12 - 14 - 14 - 18
6) 10 - 10 - 12 - 14 - 16 - 18
- 2 pontos extras
7) 9 - 10 - 14 - 14 - 15 - 16
8) 11 - 12 - 13 - 13 - 14 - 15
PASSO 2: Combate
Escolha ou sorteie (role 1d8) sua capacidade de combate. Os números abaixo referem-se aos seus bônus de ATAQUE e DEFESA, nessa ordem.
1) +3 / +3
2) +2 / +4
3) +4 / +2
4) +1 / +4
+ 2 pontos extras
5) +3 / +2
+ 2 pontos extras
6) +4 / +1
+ 2 pontos extras
7) +2 / +3
+ 2 pontos extras
8) +4 / +4
- 4 pontos extras
PASSO 3: Jogadas de Salvamento
Escolha ou sorteie (role 1d8) seus bônus para jogadas de salvamento. Os números escolhidos podem ser distribuídos nos jogadas de FORTITUDE, REFLEXOS e VONTADE em qualquer ordem de preferência do jogador.
1) +3 / +3 / +3
2) +4 / +2 / +1
+ 2 pontos extras
3) +4 / +2 / +2
+ 1 pontos extras
4) +4 / +3 / +1
+ 1 pontos extras
5) +4 / +3 / +2
6) +5 / +2 / +2
7) +5 / +2 / +1
+ 1 pontos extras
8) +6 / +2 / +1
PASSO 4: Ocupação
Escolha ou sorteie (role 1d20) uma ocupação para seu personagem e adicione os bônus relacionados à carreira escolhida.
(finalizar = escolher um template de 12 pontos entre feitos, pericias e bonus de atibuto, resistencia ou ataque e defesa)
1) Executivo
2) Artista
3) Policial / Detetive
4) Comerciante / Vendedor
5) Playboy
6) Militar
7) Burocrata / Funcionário do Governo
8) Cientista / Pesquisador
9) Agente de Inteligência / Espião
10) Errante
11) Bandido / Criminoso
12) Profissional Liberal / Especialista
13) Professor
14) Hacker
15) Opererário
16) Profissional de Saúde
17) Atleta
18) Religioso
19) xxxx
20) xxxx
PASSO 5: Pontos Extras
Distribua 9 pontos extras na ficha do personagem. Acrescente ou diminua desse valor os pontos somados ou subtraidos nas escolhas efetuadas nos passos 1 a 4.
E lembre-se que qualquer equipamento inicial desejado deve ser comprado com esses pontos extras.
Adaptando para Personagens NP 5 ou NP6
Para personagens NP 5 faça os seguintes ajustes:
+1 em ATAQUE ou DEFESA
+4 graduações de PERÍCIA
+1 em 2 salvamentos (entre FORTITUDE, REFLEXOS e VONTADE)
+1 em 2 HABILIDADES
+2 feitos
+6 pontos extras
Para personagens NP 6 faça os seguintes ajustes:
+2 em ATAQUE e DEFESA
+8 graduações de PERÍCIA
+2 em 1 salvamentos (entre FORTITUDE, REFLEXOS e VONTADE)
+1 em 2 salvamentos (entre FORTITUDE, REFLEXOS e VONTADE)
+2 em 2 HABILIDADES
+1 em 2 HABILIDADES
+3 feitos
+11 pontos extras
+1 em ATAQUE ou DEFESA
+4 graduações de PERÍCIA
+1 em 2 salvamentos (entre FORTITUDE, REFLEXOS e VONTADE)
+1 em 2 HABILIDADES
+2 feitos
+6 pontos extras
Para personagens NP 6 faça os seguintes ajustes:
+2 em ATAQUE e DEFESA
+8 graduações de PERÍCIA
+2 em 1 salvamentos (entre FORTITUDE, REFLEXOS e VONTADE)
+1 em 2 salvamentos (entre FORTITUDE, REFLEXOS e VONTADE)
+2 em 2 HABILIDADES
+1 em 2 HABILIDADES
+3 feitos
+11 pontos extras